8M: Fiocruz faz homenagem a mulheres

A diretora Natália Russo, do Sindipetro-RJ e da FNP, recebeu a medalha Rosa Amélia em cerimônia que homenageou mulheres que buscam melhorias no processo de trabalho

No dia 12/02, dentro do calendário de programações diversas pelo Dia Internacional da Mulher (08/03), o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) promoveu o evento “Mulheres e Trabalho: histórias de vida, histórias de luta”.

Na cerimônia, foi lançada a Medalha Rosa Amélia Alves de Araújo, criada pela coordenação do Cesteh, para reconhecimento de lutas de mulheres no campo da Saúde das Trabalhadoras.

A Medalha

Rosa Amélia Alves Araújo foi contaminada por amianto e tornou-se responsável junto ao Cesteh por pesquisas que estudaram a exposição ao amianto como um problema de saúde pública. Rosa fundou a Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea) e em decorrência da doença faleceu em 2006.

Nesta edição de lançamento da Medalha, além da diretora Natália Russo, também foram homenageadas a professora Guilhermina Luzia da Rocha, a “Maria dos camelôs” (Maria de Lourdes do Carmo), a fiadeira e ex-presidente da Abrea, Maria Lucia Nascimento do Carmo e, em homenagem póstuma, a agente de endemias, Luiza de Fátima Dantas.