Reunião do Aposentados e Pensionistas de junho é realizada após “churrascato” no EDISEN

Na terça-feira (2/07) foi realizada a reunião mensal dos Aposentados e Pensionistas, no acampamento vigília contra os equacionamentos da Petros, em que foram dados informes sobre os primeiros resultados da mobilização iniciada em 20/06

Comissão vai discutir solução para os equacionamentos

O encontro começou com a notícia da criação da Comissão Quadripartite, composta pelas entidades que formam o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, Petrobras e dois órgãos governamentais como Previc e Sest, após uma reunião dos representantes do Fórum com a diretora de Assuntos Corporativos da Petrobrás, Clarice Coppetti, antes do encontro dos Aposentados e Pensionistas.

Os representantes do Fórum, Vinicius Camargo, conselheiro deliberativo da Petros e diretor do Sindipetro-RJ/FNP e Adaedson Costa, coordenador da FNP, detalharam ainda os pontos principais do “Dossiê Petros”, documento que aponta os eixos principais para a solução dos equacionamentos da Petros. O representante da FUP, Paulo César Martin, também participou do encontro.

Os representantes da AMBEP, Fenaspe e CONTTMAF foram convidados para a reunião, mas não compareceram.

Moção de apoio da COBAP

Antes da reunião dos aposentados foi realizado um “churrascato” promovido pelo Sindipetro-RJ, no horário do almoço, que mobilizou dezenas de petroleiros e petroleiras.

Na ocasião foi entregue uma Moção Apoio ao acampamento vigília, contra os PEDs, aprovada no 1° Congresso Nacional dos Ferroviários, realizado entre os dias 30/06  e 3/07, no Rio de Janeiro, emitida pela Confederação Brasileira de Aposentados , Pensionistas e Idosos (COBAP), ao movimento dos petroleiros na luta da defesa de seus direitos (ativos, aposentados e pensionistas), na luta contra a privatização da Petrobrás e na defesa do plano de previdência dos petroleiros e contra os equacionamentos.

Alealdo Hilário, Mariza Costa, Luiz Legñani e Roberto Ribeiro

O documento foi entregue pelos diretores da COBAP, Luiz Legñani, Marise Costa e Alealdo Hilário, este último também diretor da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

“Isso aqui é uma luta nossa que já vem de anos, sofrendo com esses PEDs. Estamos sofrendo também com a nossa AMS, o nosso plano de saúde, que foi privatizada em 2020, que agora se chama Saúde Petrobrás (APS), que tem agora um saldo devedor que temos que pagar anualmente seis parcelas.Já fizemos duas, três reuniões com a presidência da Petrobrás, já entregamos um dossiê ao presidente Lula. Enfim, todos sabem o que está acontecendo conosco, o Tribunal de Contas da União (TCU), Sest, Previc, Petrobrás e o governo federal.

Quando é que vão dar uma solução para isso?  Desde 1996, com a política da Remuneraçâo Variável, que engana os companheiros da ativa, não repassando nenhum ganho real aos aposentados. Além disso, não podemos esquecer da repactuação do fundo Petros, em 2006, que dividiu a categoria, arruinando o nosso plano de previdência. Dito isso, quero agradecer aos companheiros da COBAP, que tiraram essa moção no Congresso dos Ferroviários. É bom qualquer tipo de ajuda em favor do nosso movimento”, agradeceu Roberto Ribeiro, diretor do Sindipetro-RJ/FNP.

O coordenador da FNP e diretor do Sindipetro-RJ, Eduardo Henrique, também agradeceu a entrega da moção pela COBAP. “Em nome da FNP quero agradecer à COBAP essa movimentação ocorrida dentro do Congresso dos Ferroviários. Quero dizer que estamos juntos na luta, chamando também os companheiros petroleiros da ativa para somarem em nossa luta. Pois vão enfrentar também problemas no futuro com suas aposentadorias. Por isso, é preciso defender uma Petrobrás estatal, preservar esse patrimônio e preservar à Petros, garantindo o futuro, a partir do presente”, disse.

A próxima reunião do Aposentados e Pensionistas será realizada na primeira terça-feira de agosto, 6/08, incialmente agendada para o Clube de Engenharia, a partir de 14h, contando com presença de representantes da APS, antiga AMS, que farão uma palestra sobre o plano de saúde dos ativos e aposentados do sistema Petrobrás.

Os aposentados e pensionistas seguem integrando acampamento vigília, no EDISEN que completou 13 dias.