Campanha “Liberdade já aos presos políticos chilenos!”

Sem julgamentos, os lutadores chilenos correm risco de vida em péssimas condições carcerárias

Enquanto anuncia que precisa endurecer o isolamento para deter a COVID-19, decretado para sexta (15) de modo a deter o crescimento acelerado do número de infectados pelo coronavírus na região da capital, o presidente do Chile, Miguel Juan Sebastián Piñera, segue contaminando com seu ódio a vida dos que se levantaram contra as atrocidades do seu governo.

Estão mantidos em cárcere pelo menos 2.500 chilenos, entre eles operários, estudantes, artistas, profissionais e desempregados. São homens e mulheres lutadores que se encontram, atualmente, em grave risco de contágio e não contam com condições mínimas de salubridade para enfrentar a pandemia, que nas últimas 24 horas, registrou mais de 2,6 mil casos de infecção no país.

Segundo denúncias de vários organismos internacionais que acompanham o movimento social chileno, o Poder Judicial mantém os lutadores presos há meses e as Cortes de Apelação têm revogado resoluções dos Tribunais de Garantia, mantendo a prisão preventiva. Desde outubro de 2019, as prisões começaram a ser feitas durante manifestações e, segundo denúncias, os prisioneiros são levados para um um serviço penitenciário que recorda a Idade Média, tratando os acusados como condenados, sem segurança interna, sem preocupações com os enfermos. Há relatos de que os prisioneiros são deixados por dias sem alimento, sem água, sem luz e que, além disso, policiais frustrados por um regime trabalhista esgotante, com baixos salários, cansaço e grande temor de também se contagiar, espancam presos/as.

Envie uma foto e divulgue a Campanha

O Sindipetro-RJ apóia a Campanha “Liberdade já aos presos políticos chilenos!”, que envolve motivos políticos, jurídicos e humanitários. Uma das iniciativas é que cada um poste nas redes sociais uma foto com um cartaz com a frase “Liberdade para os presos políticos do Chile” ou algo assim. Vamos criar uma galeria de fotos? Quanto mais fotos, mais forte será nosso protesto.

A divulgação é essencial para chamar a atenção para o processo que está ocorrendo.

Envie sua foto com o cartaz para espalharmos pelas redes para o contato@sindipetro.org.br.

Sindipetro-RJ solidário aos lutadores chilenos! Liberdade para os presos políticos no Chile!

Destaques