Entenda a organização desta rodada de assembleias

Direção da Petrobrás usa seu poder de coação para tentar inibir a luta por um Acordo Coletivo sem perdas e contra a privatização da companhia

Enquanto o Sindipetro-RJ (e demais sindicatos e federa­ções) convivem com recur­sos limitados e dificuldades de amplo acesso aos trabalhadores, a Petrobrás se utiliza destas van­tagens para divulgar informa­ções falsas, assediar as pessoas e tumultuar o processo, contando inclusive com a ajuda dos “geren­tões” que recebem altíssimos sa­lários, bônus e outras vantagens para servir de capitães do mato.

Chefes assediadores podem reunir equipes no horário de tra­balho para praticar contrainfor­mação e terrorismo, utilizando, inclusive, todas as ferramentas de comunicação corporativa, com direito até à replicar mensa­gens de “zap” para números pri­vados de seus gerenciados, apre­sentando os filminhos de ficção da direção.

Já os sindicatos contam com poucos diretores, comunicação li­mitada, além de terem muitas ve­zes o acesso impedido aos prédios para se comunicar com os colegas ou distribuir material do Sindica­to, como em recente episódio no Edifício Senado, quando um di­retor foi coagido por ter acessado locais de trabalho para realização do mandato sindical.

Durante esta negociação reali­zamos assembleias com milhares de pessoas, urnas para votação secreta, filas enormes no meio da rua para votação, mesas de conta­ conta­gem de votos em calçadas… e mes­mo assim, os gerentes estavam lá olhando, acompanhando e até tentando votar sem direito a isso. Concluímos que este não é um método correto e democrático, principalmente porque não per­mite o livre debate e exposição de pontos de vista contraditórios.

É tradição do movimento sindical que sindicatos espalha­dos por vários bairros realizem suas assembleias centralizadas. Os Correios fazem na “Praça de Guerra” na Cidade Nova; o Sepe, no Clube Municipal ou na concha acústica da UERJ; os Bancários na Galeria dos Empregados do Comércio, o Sindipetro-LP em sua sede. Devido às características e tamanho de nossa base, a sede do Sindipetro-RJ não possui estru­tura para acomodar a quantidade necessária de petroleiros e petro­leiras.

Para garantir a democra­cia, a luta que se constrói a partir do contraditório, para que possamos debater “olho no olho” e refletir conjunta­mente, optamos por realizar assembleias centralizadas e mais organizadas.

Os locais no Centro do Rio são muito caros e após longa procu­ra, levando em conta os recursos moderados de nossa entidade, fa­remos duas grandes assembleias centralizadas:

EDISE/EDISEN/VENTURA/TRANSPETRO SEDE, na quarta-feira, dia 16/10 às 13h, na Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 – Lapa).

EDIHB/EDICIN, na quinta-feira, dia 17/10, às 13 h, no Centro de Convenções Sulamérica (Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova)