Federações debatem os rumos de unidade para lutar

No último sábado (31), a FNP e a FUP realizaram, no Centro do Rio de Janeiro, o Seminário Nacional de Greve, em um momento importante da luta pelo Acordo Coletivo de Trabalho 2019. O seminário, que contou com a presença de cerca de 70 dirigentes, foi um passo para a unidade que vem sendo construída para impedir a privatização a Petrobrás e na defesa dos direitos históricos da categoria petroleira.

O seminário mostrou a unidade das federações, sem deixar de discutir pontos polêmicos para a construção dos próximos passos. É importante dizer, que esta unidade para lutar tem como motivador, a defesa do patrimônio brasileiro, contra o desmonte da maior empresa do país, contra as privatizações das estatais, como os Correios, Casa da Moeda, entre outras.

Na parte da manhã o encontro discutiu conjuntura e estratégia do movimento petroleiro. Já na tarde, aspectos que envolvem legislação, comunicação e táticas de enfrentamento foram pautados. O debate se deu em torno do momento de greve; sobre a estratégia de luta, que não deve ficar restrita somente ao ACT; como enfrentar o corte de direitos diante de uma eventual proposta da Petrobrás.

Durante as últimas assembleias, a empresa abusou na prática de assédio, com ameaças de retirada de funções gratificadas e cargos de confiança – supervisores, coordenadores e gerentes foram forçados a comparecer em assembleias para votarem a favor da proposta da direção da Petrobrás e solicitaram que os seus subordinados fizessem o mesmo.

Entre as intervenções foi ressaltada a necessidade de construção da Greve Geral para deter a reforma da Previdência e outros retrocessos apontados pelo governo Bolsonaro, sendo que este debate tem que alcançar o conjunto da classe trabalhadora. Nesse sentido é fundamental o papel das centrais sindicais.

Também foram incorporados ao calendário de mobilizações a participação em eventos como o do Fórum Em Defesa das Empresas Estatais, a luta em defesa da libertação do petroleiro argentino Daniel Ruiz, a integração aos movimentos sociais e populares com a participação em plenárias.

No próximo dia 12 de setembro haverá mais uma reunião entre FNP e FUP.

Versão do impresso Boletim CXXXVII