Fórum em Defesa dos Participantes da Petros – 3ª Nota Conjunta do equacionamento dos PPSPs

Leia a íntegra da nota do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros sobre a última reunião do Grupo de Trabalho tripartite (entidades, Petrobrás e Petros) sobre os equacionamentos dos Planos de Previdência do Sistema Petrobrás

O Fórum em Defesa dos Participantes da Petros informa sobre os trabalhos do GT / PPE – Grupo de Trabalho Petrobras, Petros e Entidades petroleiras e a sua última reunião que ocorreu no dia 01/09 as 15h.

Como já é de conhecimento, as reuniões do GT/PPE ocorrem todas as sextas, porém devido a solicitação dos representantes da Petrobrás, para fazer os levantamentos solicitados pelos representantes das entidades, não houve reunião nas últimas duas sextas-feiras.
Desta forma, no dia 01/09, após o retorno das reuniões do GT/PPE foram apresentados pela Petros as informações referentes a passivo jurídico e o seu impacto nos planos, o PPSP-R e o PPSP-NR, tendo em vista alguns cenários, quanto a execução aos milhares de processos que compõe esse passivo jurídico.

Estas informações servem para subsidiar a busca das soluções para os atuais e futuros equacionamentos dos PPSPs.
Outro ponto importante, unânime entre todos os membros do GT, é que, a partir de agora, se comece a discutir uma proposta, para o aporte financeiro, por parte das empresas patrocinadoras dos PPSPs, bem como, as ações necessárias para reduzir os riscos e evitar um novo déficit futuro.

Importante informar que as entidades ratificam, em todas as reuniões do GT / PPE, a necessidade de continuidade do plano BD.
E que qualquer proposta apresentada e elaborada no GT / PPE será discutida, avaliada e levada a categoria para decisão.
Infelizmente o GT está caminhando, não no ritmo que os representantes das entidades esperam, devido o sufoco que os participantes e assistidos estão passando, mas com muita discussão e disposição dos seus membros.

É um tema complexo e difícil, com impacto financeiro muito alto, logo não tem solução fácil.

Por fim, a fonte de informação sobre os trabalhos do GT, são as entidades participantes, desta forma, qualquer outra informação não passa de distorção e desinformação (fakenews) com o objetivo de prejudicar o seu andamento e o seu objetivo.
No último Ato em defesa da Petros e da solução para os equacionamentos dos PPSPs foram passadas várias informações e nossa organização e unidade será primordial para o avanço do GT.

Vamos caminhar juntos, enquanto categoria, para uma solução definitiva!

“Já houve muito trabalho e há muito mais a ser feito. Seguimos confiantes que estamos no caminho certo, na busca de soluções que garantam um futuro digno para a família petroleira”.

FÓRUM EM DEFESA DOS PARTICIPANTES DA PETROS
Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)
Federação Única dos Petroleiros (FUP)
Associação de Mantenedores-Beneficiários da Petros (Ambep)
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf)
Federação das Associações de Participantes de Fundos de Pensão, Anistiados, Empregados e Ex-Empregados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe)

Destaques