Na manhã da sexta (12), houve a segunda reunião de Grupo de Trabalho dentro da série de GTs propostos pela FNP com participação da Petrobrás e de dirigentes sindicais com o objetivo de preparar as negociações do ACT 2023

Os dois temas deste GT trouxeram reivindicações que há tempos, de forma incisiva, estão sendo feitas pela representação sindical e que atingem drasticamente diversas unidades da Companhia.

Propostas apresentadas pela Federação:

EFETIVO

– recomposição urgente do efetivo em diversas unidades;

– convocação imediata dos candidatos aprovados e dos que estão em cadastro de reserva para atuarem nas bases que estão praticamente sem efetivo para garantir a segurança operacional;

– realização de novos concursos públicos para sanar o problema da falta de efetivo;

TRANSFERÊNCIAS

– retorno do “adicional Amazonas”, retirado em 2019, para trabalhadores que enfrentam região com alto custo de vida e áreas de difícil acesso e pagamento retroativo;

– retorno dos que foram transferidos de forma compulsória, mantendo regime anterior. Os que trabalhavam em turno, por exemplo, não querem nem indenização e almejam o direito a retornar ao regime de trabalho em turno com fornecimento de curso, caso seja necessário.

A representação sindical frisou que há de se tomar medidas urgentes com relação aos transferidos que resultaram dos desinvestimentos em regiões como o Nordeste, com intuito de destruição da estatal, causando sofrimento e adoecimento nos trabalhadores obrigados a permanecer longe de suas famílias e cidades de origem e que, muitas vezes, aceitam longas jornadas de trabalho para conseguirem estender folgas para viajarem, colocando a própria vida em risco;

– revisão de todos os critérios considerados equivocados de O&M que não ocorrem com participação das CIPAs e da representação sindical. O método atinge profundamente, por exemplo, os Terminais da Transpetro onde são aplicados inexplicáveis tempos de cálculo para qualificar todas as atividades nas áreas de trabalho de forma isonômica.

É necessária mudança na forma como as transferências são aprovadas. Hoje, além da decisão estar nas mãos dos gerentes que muitas vezes barram as transferências mesmo com avaliações positivas, há discriminação dos que estão no PCAC e fica a cargo do próprio trabalhador procurar outro trabalhador no Sistema que deseje fazer uma troca por transferência!

Situação do CENPES

A direção do Sindipetro-RJ ressaltou que no Centro de Pesquisas a situação é uma das mais graves dentro da empresa com trabalhadores executando serviços em duas gerências ou trabalhador sozinho operando locais de alta periculosidade como acontece hoje na Radial 4, conforme já foi denunciado pelo Sindicato.

Novos petroleiros

O Sindipetro-RJ também destacou a terrível situação enfrentada pelos petroleiros entrantes que não recebem adicional para permanecerem no Rio de Janeiro durante curso obrigatório de admissão.

Lógica privatista

O Sindipetro-RJ também questionou a reestruturação da Comunicação da Petrobrás, efetuada sob o comando de ex-executivo da Shell, Bruno Motta, que teve como premissa diminuir drasticamente a quantidade de empregados no setor em clara iniciativa privatista de alguém de fora da Petrobrás.

Construção de respostas

A empresa respondeu que todo o esforço será feito para acertar ao máximo algumas situações, que estudos serão elaborados, que há concordância com a urgente necessidade de soluções para a questão do adoecimento de trabalhadores que foram transferidos compulsoriamente do Nordeste para o Rio de Janeiro. Foi anunciada a realização de pesquisa com os cerca de três mil trabalhadores nesta situação para que sejam tomadas medidas de curto prazo.

Porém, quanto a mudanças gerais no Mobiliza, existe intenção de promover revisão, mas a longo prazo.

Foi reafirmada fala do presidente da estatal de que nesta gestão NÃO haverá transferências compulsórias coletivas sem consulta ao empregado.

Sobre os concursos, a contratação dos aprovados está em andamento e foi afirmado que todas as propostas apresentadas serão consideradas e avaliadas pela gestão e aprofundadas nas próximas reuniões deste GT.

GTs: próximas reuniões

18/05 – 08h30 –   GT PLR e PPP/PCAC e PCR – ANPR

19/05 – 09h – GT Efetivo e Transferência

19/05 – 15h – GT AMS/Petros