Mau cheiro e H2S no casario DA P-75

O Sindipetro-RJ recebeu diversas denuncias dos trabalhadores sobre a situação na plataforma

Há mais de um mês que os representantes do Sindipetro-RJ na Cipa da P-75 denunciaram a ocorrência  de mau cheiro no casario da P-75. De lá para cá não houve avanços e o problema só tem se agravado.

Agora foi detectado H2S no casario e a suspeita dos trabalhadores é que seja de origem no sistema de esgoto. Já houve queixas de dores de cabeça e de outros sintomas típicos. Os trabalhadores têm reclamado que a liderança da plataforma não chama a força de trabalho para dar uma satisfação do que está acontecendo e as medidas tomadas para correção do problema. Em contato com os trabalhadores da P-74, fomos informados de que naquela plataforma, ainda no comissionamento, percebeu-se que a linha de água cinza oriunda da enfermaria que vai para o esgoto não tinha sifão. Ou seja, ficava retornando o mau cheiro pelo ralo.

Foi realizada uma adaptação para corrigir esse problema. Como essas plataformas têm o mesmo projeto, talvez o problema lá seja o mesmo. Os petroleiros são dedicados e buscam fazer um trabalho de excelência, mas as condições estão muito aquém do razoável. Cabe à liderança da P-75 ouvir mais a força de trabalho e agir com transparência. Uma simples consulta do Sindipetro-RJ com os trabalhadores de outra plataforma já apontou uma possível origem e uma possível solução.

 

Versão do impresso Boletim XCIX

Destaques