Petroleiros PCD lançam nota de apelo para sensibilizar os novos gestores da Petrobrás

Os últimos anos foram bastante duros, com a pandemia, assédios, perdas de remuneração e de direitos, interdição de diálogo por parte da gestão e desmantelamento da Petrobrás. A essas mazelas, somam-se dificuldades ainda maiores que impactaram esse segmento em especial. O pleito é pela possibilidade de teletrabalho integral para os PCDs ou aqueles que têm dependentes PCD

Apoiamos essa luta e fizemos e fazemos coro com o pleito. Recebemos a comissão em reunião da FNP e fizemos intervenções junto à gestão anterior ( https://sindipetro.org.br/fnp-teletrabalho-pcds/ ) , inclusive, durante assembleia geral de acionistas, denunciamos a situação e solicitamos o devido tratamento.

(https://sindipetro.org.br/ca-da-petrobras-sofre-mudancas-que-afetam-o-povo-brasileiro/ )

A resposta da gestão foi de que era de seu conhecimento a situação levantada. Fez parecer que haveria um tratamento adequado da questão. O que de fato não aconteceu até agora (Jan/2023).

Segue a nota dos Petroleiros PCD:

“Prezados colegas e amigos.

Somos um grupo de pessoas com deficiência e doenças graves e de pais e responsáveis por pessoas nestas condições que trabalham na PETROBRAS.

Buscamos já há cerca de um ano e meio ser ouvidos pela Companhia sobre a importância para nós do teletrabalho integral – de 5 dias na semana – mas temos tido grandes dificuldades em acessar e impactar as instâncias mais altas da Companhia.

Peço que imaginem a dificuldade que é para uma pessoa tetraplégica usar as instalações da empresa ou mesmo receber o apoio de parentes e cuidadores dentro delas, quando, em seus lares, isso é muito mais fácil. O quão importante é para um pai conseguir aproveitar a hora de almoço para colocar seu filho em postura em pé, evitando luxações, cirurgias e mesmo conseguindo fazê-lo caminhar. O quanto é relevante que uma pessoa que passa por quimioterapia possa estar em ambiente privado enquanto passa mal (nosso último presidente parecia saber disso).

Queremos aproveitar o ingresso da nova administração para tentarmos, mais uma vez, sermos ouvidos.

Para isso, apresentamos o vídeo a seguir, no qual marcamos o Senador Prates; o ministério de Minas e Energia; Presidente Lula; e a primeira-dama, Janja.

Queremos ser ouvidos por eles, mas, para isso, precisamos de alcance.

Por conta disso, pedimos que curtam a publicação e a compartilhem o quanto puderem.

Cada um de nós, deficientes auditivos, deficientes visuais, paraplégicos, tetraplégicos, amputados, pessoas com doenças graves e pais de pessoas em cada uma dessas e tantas outras condições, agradecemos o apoio de vocês.”