O que falta para organizarmos a mobilização nacional unificada contra a privatização?

Setoriais em todas as bases discutem a construção da resposta dos petroleiros e petroleiras aos desmandos de Bolsonaro e Silva e Luna

Em pauta:

• Bolsonaro quer PL para entregar participação majoritária da União na Petrobrás
  • Ninguém aguenta mais o aumento de preço dos combustíveis – basta de PPI!
  • FNP se reunirá com presidentes da Transpetro e Petrobrás no final de novembro
  • Administrativo – enfrentar coletivamente os problemas no teletrabalho e no retorno presencial
  • Operacional – Sindipetro RJ notifica Petrobrás sobre a burla dos novos códigos e assédio para compensação de HEs
  • 20/11 – Dia Nacional da Consciência Negra e Fora Bolsonaro! Nossa proposta: congresso nacional convocado por FNP e FUP

Caminhoneiros, entregadores, motoristas e toda a população, que depende do diesel, da gasolina e do gás de cozinha sofrem com a escalada de preços dos combustíveis e dos alimentos. Bolsonaro não só insiste em generosa remuneração aos acionistas e esconde o PPI e os reais motivos destes aumentos, como se utiliza dos mesmos para embasar sua vontade de “livrar-se” da Petrobrás.

Bolsonaro e Paulo Guedes têm tentado acelerar a “pá de cal” da privatização em curso e preparam um PL que autoriza a União a abrir mão do controle acionário da empresa.

Billhões já foram entregues em refinarias, transportadoras, distribuidora, campos, fábricas… não há mais nada a esperar! Temos que ir à luta agora! Agora não, ontem! Nenhum dos candidatos a presidente mais cotados – mesmo que pudéssemos nos dar ao luxo de esperar até 2023 – irá reverter (se não aprofundar) a privatização.

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) propõe a construção de um congresso unificado entre FNP, FUP e todos os Sindipetros – com pauta, regras, composição das delegações etc. definidas em comum acordo entre as direções das Federações e construído pela base em cada local de trabalho – a fim de organizar um calendário de luta para enfrentar o desmonte e privatização da Petrobrás.

Que seja, esta, a única pauta do congresso! O que não pode continuar é a atual postura da direção da FUP. O Sindipetro RJ apoia totalmente esta iniciativa e aguarda um posicionamento da outra Federação. Esta é uma das principais perguntas que as assembleias que estão acontecendo em todo o país, nas bases das duas Federações, devem responder: o que falta para a construção da greve nacional petroleira unificada contra a privatização da Petrobrás, em defesa das condições de saúde e segurança no trabalho e de uma remuneração condizente, contra os ataques à Petros e à AMS?

No final de novembro, a FNP se reunirá com a presidência da Transpetro e da Petrobrás. As assembleias em curso devem construir também uma pauta de reivindicações para serem cobradas destes gestores – com destaque para o alarmante déficit de efetivo. Nas setoriais do Administrativo vamos construir coletivamente as formas de enfrentar os problemas no teletrabalho e no retorno presencial. No operacional, construir a resistência coletiva contra as manobras gerenciais em relação à troca de turno e imposição de folgas para burlar o pagamento de Horas Extras. O ataque às estatais e ao serviço público (com a famigerada PEC 32) aprofunda ainda mais a calamidade que o país vive, com o aumento do desemprego e da fome – filas para garimpar ossos e gordura! – e centenas de milhares mortos pela Covid-19

Guiemo-nos pelo exemplo dos petroleiros próprios e terceirizados de Alagoas, da PBio, do Tebar, de Urucu, da Método, da Allcontrol, da PAS-Brasil e outras; da greve dos caminhoneiros e de outras categorias.

Dia 20/11 é Dia da Consciência Negra. Histórica e conjunturalmente, é a população negra – especialmente mulheres e jovens da periferia – que vêm arcando com o maior peso do enriquecimento de meia dúzia de bilhonários que aumentam suas posses inclusive na pandemia. É o povo negro a maior vítima da fome, desemprego, violência, morte e encarceramento.

Ações de comunicação, jurídicas, parlamentares e um plano de mobilização articulado com outras categorias para enfrentar a situação da Petrobrás e do povo brasileiro é coisa urgente e totalmente possível! Mas tem que ter vontade política para isso. Infelizmente, as centrais sindicais e partidos majoritários do comitê Fora Bolsonaro, pisam no freio para deixar o genocida governar até 2022, submetendo nossas vidas e nossa luta à lógica eleitoral. Contra isso também devemos nos rebelar e exigir que revejam imediatamente essa política!

Por isso tudo, no #20N ESTAREMOS NA RUA, lembrando Zumbi dos Palmares e enchendo os pulmões para que o Fora Bolsonaro ecoe por todos os cantos!

FIQUE LIGADO! ACOMPANHE, NAS MÍDIAS DO SINDICATO, O CALENDÁRIO ATUALIZADO DAS SETORIAIS, QUE COMEÇARAM, NA SEXTA (12) E VÃO ATÉ DIA 26. QUARTA, 17/11, É A SETORIAL VIRTUAL DO ADM.

ATENÇÃO TURNO CENPES/CIPD – PARTICIPE DAS SETORIAIS ‼️
🌐 Praça das Bandeiras
⏰ 7h
🗓️ Verifique o dia da sua participação, de acordo com os grupos CENPES/TIC-CORS. Mas vc pode participar de qlq uma delas, se estiver trocado ou de folga/férias, por exemplo.
A/3 quarta 17/11
B/1 domingo 14/11
C/2 terça 16/11
D/4 sexta 19/11