Os trabalhadores terceirizados da WM no CENPES pedem ajuda

Quem puder ajudar os trabalhadores da WM Manutenção, lotados no CENPES, pode fazer um Pix  para  solidariedade@sindipetro.org.br . Todas as doações recebidas até o último dia do mês de setembro serão revertidas para esses trabalhadores

Trabalhadores passam necessidades enquanto empresa fatura milhões com a Petrobrás

Trabalhadores da prestadora de serviço WM Manutenção lotados no CENPES pedem ajuda para receberem seus salários. Sindipetro-RJ em apoio a esses trabalhadores cobra uma solução da Petrobrás e promove uma campanha de solidariedade.

Segundo o portal da Transparência da Petrobrás, a WM Manutenção possui contratos em vigência com a Petrobrás, entre 2022 e 2026, que ultrapassam o valor de R$ 80 milhões.

Mesmo assim, a empresa ao longo dos últimos quatro meses tem apresentado sucessivos atrasos salariais e os trabalhadores denunciam precarização das condições de trabalho em que para continuidade do andamento de suas funções eles acabam pedindo ferramentas emprestadas de outras empresas terceirizadas para execução de seus serviços de manutenção no CENPES. Situações semelhantes ocorrem em outras unidades, como em Urucu-AM.

“A empresa não dá o suporte de trabalho para continuarmos o nosso serviço. Quando digo suporte falo em ferramentas e condições de trabalho. Nós empregados sempre estamos  dando o nosso jeito, pegando material  com outras empresas para adiantar o trabalho da WM, para a continuidade do serviço. E nesse estágio do “jeitinho” a empresa se acomodou e agora nos últimos meses está atrasando pagamentos e adiantamentos. Já estamos há 10 dias sem pagamento, sem cesta básica, sem vale transporte e com a perspectiva da suspensão do plano de saúde que já foi cortado várias vezes. Tem gente aqui passando necessidade” – denúncia Moisés,  um trabalhador da empresa.

No CENPES, os trabalhadores da WM executam uma obra, que agora está parada, na elaboração de projetos e construção e montagem dos prédios 11 e 22 da unidade.

A representação sindical dos trabalhadores da WM no Rio é feita pelo Sintraconst e o Siticommm, o Sindipetro-RJ em parceria tem dado apoio e ajudado na luta. Segundo o Sintraconst,  a Petrobrás informou o cancelamento do contrato entre a empresa. (http://sintraconstrio.org.br/2022/09/mobilizacao-segue-no-cenpes-ate-pagamento-integral/)

Como ajudar na campanha

Quem puder ajudar os trabalhadores da WM Manutenção, lotados no CENPES, pode fazer um pix para  solidariedade@sindipetro.org.br

Todas as doações recebidas até o último dia do mês de setembro serão revertidas para esses trabalhadores.