PBIO: venda suspensa até novembro próximo

Na sexta-feira (14/07), a Petrobrás Biocombustível (PBIO) divulgou um comunicado sobre a suspensão pela Petrobrás do processo de desinvestimento (venda) da empresa até novembro de 2023, quando será avaliada pela área de portfólio de forma definitiva a retirada da empresa da carteira de desinvestimentos

Esse é mais um passo um passo na luta contra a privatização da PBIO, e que isso acontece por causa da luta dos trabalhadores que nunca esmoreceram diante do processo de desmonte do sistema Petrobrás levado a cabo nos últimos anos.

Trabalhadores na luta

O Sindipetro-RJ encabeçou essa luta, estando o tempo inteiro ao lado dos trabalhadores. Mas a luta ainda não acabou, em novembro próximo, quando será avaliado o novo plano estratégico 2024/2028, a categoria vai lutar para que a PBIO seja retirada de forma definitiva da carteira de desinvestimentos.

A luta também é pela incorporação da PBIO e dos seus empregados na Petrobrás controladora, inclusive como forma de dificultar uma futura tentativa de privatização, já que o STF, em 2019, autorizou privatizar subsidiárias de empresas estatais e de economia mista sem sequer passar por decisão no Congresso Nacional e sem licitação.