Petros: Conselheiros empossados falam sobre o início de seus mandatos

Silvio Sinedino – conselheiro fiscal

O conselheiro fiscal eleito pela categoria na Petros, Silvio Sinedino, também conselheiro fiscal na atual direção do Sindipetro-RJ, fala sobre os primeiros dias de trabalho na Petros depois que foi empossado no cargo e deixa mensagem de esperança e luta para 2024.

O que esperar deste mandato como conselheiro fiscal da Petros?

Como já imaginávamos temos muito trabalho. As atribuições do Conselho Fiscal (CF) aumentaram desde o meu primeiro mandato iniciado em 2009. Hoje, o Conselho Fiscal também acompanha todas as Reuniões do Conselho Deliberativo (CD), assim como as da Diretoria Executiva (DE). Esse acompanhamento nos permite pedir mais esclarecimentos, tomar conta melhor do nosso patrimônio e do que está sendo feito pelo CD e pela DE.

Qual a importância do conselho fiscal dentro da gestão do patrimônio dos participantes da Petros?

Tradicionalmente, os conselhos fiscais funcionam como um espelho retrovisor: só analisam o que já passou. Mas, com as novas responsabilidades do CF isso mudou. O acompanhamento das Reuniões do CD e da DE permite ao CF pedir esclarecimentos que possibilitam o aperfeiçoamento das decisões tomadas naqueles colegiados.

Qual a sua avaliação da reunião, realizada no dia 20/12, com os representantes recém-eleitos no Conselho Fiscal?

Bem, foi a primeira reunião de verdade, presencial (no formato virtual, tivemos apenas dois dos oito Conselheiros/Suplentes), com pauta extensa. Para que se tenha ideia, esta reunião durou mais de 13 horas (!) de discussões sobre os pontos de pauta (que não foram esgotados!) especialmente com relação às atas do CD e da DE. Fizemos algumas observações e pedimos mais informações.

A minha impressão foi muito boa com relação aos Conselheiros, tanto os indicados quanto os eleitos que lá já estavam. Mostraram- se muito determinados, com muita capacidade de trabalho e apresentaram uma análise muito bem elaborada dos seus pontos de Pauta. Estou muito otimista de que vamos conseguir fazer um trabalho coletivo muito bom dentro do Conselho Fiscal da Petros em defesa do nosso patrimônio e dos nossos direitos tanto para os participantes quanto para os assistidos.

O que esperar de 2024?

Assim como todos os companheiros e as companheiras, participantes e assistidos, estamos com muita esperança de que o GT Petros venha trazer solução para os PEDs que estão sufocando a categoria, apesar dos sucessivos adiamentos dos prazos do GT que vêm intranquilizando a Categoria quanto aos resultados. Mas, como eu já falei, inclusive durante a campanha eleitoral Petros, não é só o GT que vai resolver, é importantíssimo que a categoria se organize e lute para defender seus direitos. Se não houver a nossa participação, a nossa mobilização, a nossa movimentação, não haverá solução!

Então, eu desejo a todos um ano novo cheio de realizações, paz, alegria e luta! Vamos lutar em defesa da Petros, dos nossos direitos e dos nossos interesses. Um abraço a todos e todas!

Vinicius Camargo – conselheiro deliberativo

O conselheiro deliberativo eleito pela categoria na Petros, Vinicius Camargo, diretor do Sindipetro- RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) apresenta suas primeiras impressões sobre os primeiros dias de atividades no Conselho Deliberativo da Petros.

Qual avaliação da primeira reunião do conselho deliberativo da Petros?

Foi realizada a nossa primeira reunião na segunda-feira (18/12), antes tivemos um rol de apresentações ao longo da semana anterior, nos preparando de fato para o conteúdo a ser trabalhado para a nossa análise. Foi um período necessário para também conhecer os próprios sistemas da Petros para nos situar em relação até o que seria discutido, votado e apreciado nesta reunião.

Assim pudemos ver a evolução de toda documentação que foi apreciada, e que fundamentava cada ponto dessa reunião construída ao longo do ano pelos conselhos deliberativos anteriores, que já estavam na gestão, e pela diretoria, a partir do planejamento do orçamento e do planejamento estratégico de todas as questões vinculadas e determinadas pela legislação, como a revisão de taxas reais de juros e a política de investimentos.

Qual a importância do conselho deliberativo dentro da gestão do patrimônio dos participantes da Petros?

É dele que saem as diretrizes gerais para que a diretoria execute e as demais gerências desdobram as decisões da diretoria. Então, a partir dessa 1ª reunião, a grande maioria das diretrizes já estão colocadas, e a presidência da Petros pode agir a partir do que foi já aprovado no conselho deliberativo.

O que esperar deste mandato como conselheiro eleito da Petros, já empossado?

Acredito que o GT Petros, formado pelas federações, a própria Petros, Petrobrás e demais entidades possa trazer uma nova esperança ao conjunto da categoria, com a elaboração de uma proposta justa, e moralmente aceitável para a revisão dos PEDs.

Sabemos que esses equacionamentos confiscam boa parte as aposentadorias e pensões da categoria, imputando-lhe uma responsabilidade que não é dela, mas sim das patrocinadoras.

Estamos trabalhando no sentido de reaver os direitos da categoria e honrar todos aqueles que construíram a Petrobrás, por muitos e muitos anos, e que têm visto todos os seus resultados não serem revertidos na garantia de uma aposentadoria e de uma pensão digna.

Uma mensagem para os participantes e o que esperar de 2024?

Esperamos que 2024 seja um ano de muitas lutas e conquistas da nossa categoria e de toda a classe trabalhadora de conjunto. Nós sabemos o quanto, historicamente, os petroleiros lutaram para conquistar os seus direitos, e o quanto devem lutar agora para retomar esses direitos.

Sabemos da importância de ter um plano de previdência saudável e da necessidade de garantir aposentadorias e pensões para a própria atratividade da Petrobrás. Essa é uma luta que nós temos que fazer pelos direitos da categoria pelos direitos da classe trabalhadora e pela possibilidade do desenvolvimento do Brasil.

Espero que a categoria tenha passado um bom Natal, desejando um próspero Ano-Novo para todos e todas, com a saúde necessária para retomar os seus direitos e vivendo esses direitos. Sempre aproveitando a vida de fato, a partir de tudo aquilo que trabalhou e construiu.