PLR: proposta da FNP é baseada em critérios que englobam referências operacionais

Contraproposta da federação aplica realidade operacional dos trabalhadores da empresa, e não a dos chefões cupinchas  dos especuladores do mercado financeiro

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) criou uma contraproposta sobre a metodologia da PLR 2021, já que o novo regramento para o pagamento de PLR apresentado pela empresa, no dia 20 de outubro, sem negociação, não contempla os anseios da categoria petroleira para participar de uma PLR justa.

Critérios operacionais

O documento, que está sendo aprovado nas assembleias dos sindicatos filiados à FNP, será apresentado para os gestores da Petrobrás para a continuidade das negociações. O diferencial é que os indicadores de referência são orientados a partir de dimensões operacionais da companhia como:
Eficiência de Operações com Navio (EON-TA); Produção de Óleo e LGN no Brasil; Custo de Extração; Volume Total de Petróleo e Derivados Vazados (VAZO) e Carga Processada no Brasil.

Os outros dois critérios adotam o dimensionamento de Política Pública como o Atendimento à Programação de Entrega de Gás Natural – APGN; e ao financeiro a partir do Fluxo de Caixa Operacional (FCO).

O regramento foi verificado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS) após estudo de indicadores como lucro líquido, EBITDA, pesquisa com outras empresas e comparativo da PLR 2014-2018 com a proposta da PLR 2021. A contraproposta apresenta os seguintes pontos:
– Definição de Indicadores para pagamento de PLR;
– Metas dos Indicadores para PLR;
– Critérios para definição do montante da PLR;
– Base de cálculo para PLR;
– Forma de distribuição da PLR;
– Quitação da PLR;
– Critério para adiantamento de PLR;
– Processo de divulgação;
– Vigência.

Clique aqui e leia o documento na íntegra

Vale ressaltar que a gestão de RH da Petrobrás apresentou um novo regramento para o pagamento de PLR bem abaixo do apresentado nos anos anteriores e que, na prática, extingue a PLR, abandona toda construção histórica sobre o tema e divide a força de trabalho (excluindo os que possuem função gratificada) porque também propõe regras distintas para os petroleiros e petroleiras de diferentes funções e de subsidiárias do Sistema Petrobrás diferentes. Além disso, desatrela seu valor do Lucro Líquido da companhia, estabelecendo um teto de uma remuneração por empregado.

Por isso, devemos rejeitar o que foi proposto e arregaçar as mangas para receber uma PLR justa!