Sindipetro-RJ/FNP reafirma compromisso de luta pela categoria e em defesa da Petrobrás

Ao longo da quarta-feira (12/04), o Sindipetro-RJ, integrando a comitiva da FNP, participou de três reuniões com os novos gestores de áreas importantes da Petrobrás como E&P, Refino e RH

Durante os encontros, a FNP e seus sindicatos filiados reforçaram as pautas que já foram encaminhadas anteriormente, antes da posse do atual governo, para a equipe de transição, formada pelo então GT de Minas Energia, e para o presidente da Petrobrás Jean Paul Prates, denunciando o programa de desinvestimentos e venda de ativos da empresa; Reafirmando os 10 pontos por uma Petrobrás para os brasileiros e a ampla Carta da FNP com os pontos sintetizados de forma objetiva.

No encontro ficou acertado com a representação da empresa que nos próximos quatro meses serão organizados GTs em conjunto com as diretorias de E&P e Refino, além do RH. Esses grupos terão a oportunidade de apresentar para a Petrobrás um olhar a partir do prisma dos trabalhadores de como a Petrobrás pode retomar seus investimentos, sendo novamente indutora do desenvolvimento brasileiro , mas concretizando soluções mais urgentes. O Sindipetro-RJ, da mesma forma que a FNP, considera inadmissível a continuidade de um modelo de gestão que só visa responder aos anseios de mais lucros de especuladores do mercado financeiro, como segue acontecendo. Além disso, há uma necessidade premente no fim do modelo adotado pelo RH da empresa, principalmente, na gestão bolsonarista que “desumaniza” seus empregados, que foi levado ao extremo, por exemplo, por Claudio Costa.

Eterna transição

Passado o período de transição de governo, antes da posse, agora já tendo completado 100 dias, o discurso adotado na Petrobrás ainda é o de transição em várias áreas da empresa. Ainda continuam chefões neoliberais e bolsonaristas que agora vestem a pele de cordeiro, quando em realidade eram verdadeiros lobos nos últimos governos, enchendo as burras de dinheiro com o PPP (Prêmio Por Privatização). Está na hora de colocar essa gente para fora da Petrobrás!

Organização da categoria e pauta de reivindicações

A organização da categoria petroleira será fundamental em todos os sentidos para a recuperação de seus direitos, para avançar nas pautas da categoria, e o momento é esse. Nos próximos meses, os Sindicatos da FNP, dentre eles o Sindipetro-RJ, vão organizar seus respectivos congressos, como preparação do Congresso Nacional da FNP que será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 9 de julho, para a a sistematização das reivindicações ao próximo ACT.

GT do Assédio Sexual

Também na quarta foi realizada a primeira reunião do GT que trata da mudança de procedimentos para atualizar formas de prevenção e investigação de casos de assédios (sexual e moral) na empresa. A FNP reforçou a necessidade da representação efetiva dos sindicatos nesse processo e das CIPAS. A partir da exposição na mídia empresarial da denúncia do caso de assédio sexual no CENPES, cometido contra quatro terceirizadas por um trabalhador próprio da Petrobrás, o tema ganhou relevância e a empresa se viu obrigada a rever seus processos de tratamento de denúncias em seus canais de controle.

Confira a reportagem completa da FNP

Encontro de Mulheres da FNP (05 e 06 de maio); Encontro de Mulheres de FNP e FUP (23 a 25 de maio); Congresso do Sindipetro-RJ (junho) e Congresso da FNP (06 a 09 de julho)