Reunião entre FNP e Transpetro (17/05) – confira como foi o encontro

Federação apresentou prioridades para reconstrução da Transpetro ao novo presidente da empresa, Sergio Bacci. Sindipetro-RJ integrou o encontro e pontuou demandas em terminais da base

Pontos estratégicos

Nesta quarta-feira (17/05) foi realizada uma reunião com a nova direção da Transpetro.  A FNP compreende ser necessária a incorporação da Transpetro à holding Petrobrás, defendendo uma Petrobras 100% estatal; a priorização para a Transpetro na concessão de terminais em áreas portuárias, com o  fim dos leilões dessas áreas; a retomada da  indústria naval; primeirização das atividades que hoje estão terceirizadas; realização de novos concursos e a retirada de cargos de chefia de reconhecidos bolsonaristas que promoveram perseguições na Transpetro.

Pontos específicos

Neste ponto, a FNP reivindicou a liberação de acessos (crachás) às unidades dos dirigentes sindicais. Logo pra entrada na reunião desta quarta, os dirigentes da federação não tiveram seus crachás de acesso reconhecidos na portaria da Transpetro, inclusive de dirigentes aposentados. A FNP cobra que as liberações sejam efetivadas de forma isonômica. Deve cessar essa prática antissindical que impede, cerceia o contato direto dos sindicatos com a categoria, suas demandas e problemas.

Outro ponto que a Federação cobra uma solução é  a questão do teletrabalho integral para PCDs e para trabalhadores que tenham parentes e dependentes na mesma situação. Na Petrobrás já houve o tratamento dessa demanda.

A entidade também pontuou que existem situações de assédios, como ocorreu no ano passado durante a greve de 10 dias dos trabalhadores do CNCL, que cobravam a permanência do pagamento do adicional de Mestra Nacional. Esses trabalhadores ainda sofrem com reprimendas derivadas a partir do movimento grevista.

Outro pleito apresentado é a retomada das negociações para o pagamento de adicional de gasodutos para trabalhadores que exercem função análoga.

A precariedade das condições de trabalho, acidentes de trabalho e alimentação dos terceirizados também foram apresentadas ao novo executivo da Transpetro.

As condições precárias das instalações dos terminais da Transpetro, como o TABG e TEBIG também foram denunciadas, além da falta de efetivos, falta de segurança operacional, uso indevido de trabalhadores terceirizados na operação e na segurança patrimonial.

O que disse a Transpetro

Bacci disse que está aberto ao diálogo com os sindicatos e federações. Sobre as perseguições para quem participou da greve do CNCL, Bacci disse que vai averiguar a situação.

O novo presidente da Transpetro disse que pretende melhorar a relação e a situação dos terceirizados e que vai realizar concurso público para preenchimento de vagas.

A retomada da construção de navios por estaleiros brasileiros será uma prioridade e que terá tolerância zero com assédios sexuais dentro da empresa.

A empresa reconheceu que a descentralização do SMS foi prejudicial e que vai prestigiar as CIPAs. Por fim, Sérgio Bacci solicitou à FNP um documento oficializando as pautas revisitadas e pontuadas no encontro desta quarta.