Segunda carta aberta aos empregados das usinas da PBIO

Colegas das usinas,

Mais uma vez, nos dirigimos a vocês. Juntos, conseguimos rejeitar a proposta que a hierarquia da empresa disse que seria a última. Mesmo todo o restante do Sistema Petrobrás tendo assinado o ACT. Esse passo foi muito importante na nossa construção coletiva. Na PBIO, temos, desde a colocação à venda da empresa, nos empenhado pela unidade do chão de fábrica com o chão de escritório. Sede e usinas em torno da luta. Algo que deveria ser o básico, mas que, muitas vezes, não ocorre. Ainda que haja exceções, é comum, inclusive no próprio Sistema Petrobrás, a sede delegar a luta às áreas operacionais e áreas operacionais só reclamarem da sede mas não fazerem muito mais.

É verdade que, após a rejeição, a empresa não atendeu nenhuma das nossas reivindicações. Mas ainda temos tentativas a serem feitas. Buscarmos uma reunião com a Sest, que a empresa alega ser quem está impedindo até mesmo a recuperação do reajuste a menos do ano passado, ou seja, impedindo voltarmos a ter uma tabela salarial parelha com a da Petrobras controladora; conversarmos diretamente com representantes de outras partes do governo; fazermos uma manifestação; uma paralisação de um dia; e até uma greve por tempo indeterminado. Além de aprofundarmos a avaliação sobre a busca judicial da equiparação das tabelas salariais. Essas tentativas até podem ser feitas depois do acordo assinado, em algum grau, começando pelas reuniões que temos marcadas com a diretoria da PBIO no ano que vem, mas algumas delas se tornam especialmente difíceis depois do acordo assinado.

Nesse sentido, como, desta vez, as assembleias das usinas são antes da assembleia da sede, sugerimos que vocês votem contra a proposta da empresa novamente. Nesse caso, também votaremos e, mais uma vez, a PBIO de conjunto terá rejeitado a proposta.

Fazermos uma reunião de todos os empregados da PBIO, com todos os sindicatos que nos representam oficialmente (RJ, MG, BA e CE) é importante. Vocês são sempre bem-vindos nas nossas assembleias, pra dialogarmos, ainda que vocês só possam votar nas assembleias de vocês. De forma simétrica, gostaríamos de dialogar com vocês nas assembleias de vocês (nas virtuais, é viável), ainda que só votando nas nossas assembleias da sede.

Independentemente do resultados das assembleias, é fundamental mantermos os esforços de união entre o chão de escritório e o chão de fábrica. E, juntos, precisamos buscar construir uma união com as demais partes do Sistema Petrobrás. Pra além do ACT, temos, entre outras lutas, aquelas pela retirada oficial da PBIO do rol de privatizações e pela incorporação da PBIO e nossa, empregados, na Petrobrás controladora.

Abraços.

Empregados da sede da PBIO

Essa Carta é apoiada pelo Sindipetro-RJ

Confira a chamada para a assembleia dos empregados da base do RJ a ser realizada na próxima sexta-feira (22/12)