TABG: mobilização contínua

Na manhã desta quarta-feira (18/10) foi realizada uma assembleia para votar o indicativo do Sindipetro-RJ para suspensão da greve dos terceirizados e próprios no TABG, com a manutenção de assembleia permanente. O indicativo do Sindicato foi aprovado por maioria (45 a 35)

A mobilização dos trabalhadores é motivada pela demissão sumária de dois trabalhadores da empresa Sudamin Brasil no terminal, e pelas más condições de trabalho e precarização das instalações e lanchas.

Além disso, é cobrada uma solução sobre o local de registro de ponto, dos contratados que é feita nas ilhas do terminal, diferentemente dos próprios que é realizado na primeira catraca antes do acesso às lanchas. O Sindicato exige isonomia para os terceirizados com o registro de frequência sendo feito no mesmo local.

Greve desnuda o caos no terminal

A proposta de suspensão do movimento ocorre após reuniões com a direção da Sudamin Brasil e com a gestão do TABG. Ainda está acertada a realização de uma próxima reunião com o RH da Transpetro, com data a ser divulgada.

ACT 2023: TABG rejeita proposta da Transpetro

No terminal também foi votada a segunda proposta de ACT dos trabalhadores apresentada pela Transpetro, empresa integrante do sistema Petrobrás. O indicativo de rejeição do Sindipetro-RJ/FNP para a proposta foi aprovado em assembleia, por unanimidade, assim como o estado de greve e assembleia permanente e a organização e realização no dia 30/10 da mobilização nacional em defesa do sistema Petrobrás.

Uma prioridade para os trabalhadores próprios do terminal, e da Transpetro, é a implantação do Adicional Regional de Campo (AREC). Outro ponto prioritário é a alteração do cálculo das horas extras na troca de turno dos trabalhadores de turno. O Sindicato exige média atual real, a partir do registro na catraca.