TABG: terceirizados realizam atraso para denunciar desrespeito aos seus direitos

Problemas e calotes se acumulam prejudicando os trabalhadores que ainda sofrem com a omissão das respectivas representações sindicais

Trabalhadores terceirizados do TABG realizaram nesta quarta-feira (3/01) um atraso de duas horas na troca de turno por conta de problemas apresentados por empresas contratadas da Transpetro que não pagam rescisões, atrasam salários e benefícios e até tentam reduzir a metade o valor do Vale Alimentação. O Sindipetro RJ presta apoio a esses trabalhadores por solidariedade classista.

O Sindipetro RJ não é a representação oficial desses trabalhadores, mas de uma forma busca e cobra do sistema Petrobrás, soluções para o cumprimento dos direitos dos trabalhadores.

O que se tem observado nos últimos anos, principalmente, após a instituição da Reforma Trabalhista, em 2017, no governo de Michel Temer, é uma grande rotatividade de trabalhadores e o descumprimento de direitos básicos como o pagamento de uma mera rescisão de trabalho. Essa situação ocorre invariavelmente em período de encerramento de contrato das terceirizadas com o sistema Petrobrás, e isso está acontecendo com frequência com empresas que prestam serviços para a Transpetro.

Outro fator também que gera desiquilíbrio decorrente também da Reforma Trabalhista é a fixação de piso salarial a partir da abrangência da atuação territorial da representação sindical, isso faz acontecer uma falta de isonomia salarial de trabalhadores da mesma empresa, que cumprem a mesma atividade, mas que atuam em áreas diferentes da abrangência da representação sindical.

Entenda a situação:

Propav – Anunciou falência, dando um calote nos trabalhadores após término de contrato com a Transpetro.   São trabalhadores demitidos sem receber suas rescisões e os que continuam estão sem seus pagamentos, sem vale transporte, sem vale refeição e sem plano de saúde. O Sindipetro RJ no final de 2023 dou cestas básicas para os trabalhadores

No TABG a empresa cumpria contrato de serviços de inspeção e manutenção com fornecimento de partes e peças em tanques. A empresa MIP está assumindo este contrato, absorvendo os trabalhadores da Propav.

TK Engenharia – Os trabalhadores tiveram o Vale Alimentação e Ticket Café suspensos, com Vale Transporte atrasado, além de não terem recebido o cartão da conta salário para movimentação bancária de seus salários. O Sindipetro RJ já entrou em contato com o fiscal de contrato, mas até o presente momento nenhuma solução foi apresentada.

EQS – Trabalhadores atuam no serviço de tancagem, com o contrato com a Transpetro descrito como prestação serviços de apoio técnico e administrativo. O contrato indica aplicação da tabela da Petrobrás, mas não é cumprido. O absurdo da situação é que a empresa enquadrou seus trabalhadores, que realizam atividade de tancagem e estocagem de gás, na representação sindical referente a atividade de asseio e conservação, utilizando a tabela salarial dos garis do Rio de Janeiro.

Vos Engenharia – Anunciou a redução pela metade o vale do Vale Alimentação aos seus trabalhadores, alegando que benefício não consta na convenção coletiva dos trabalhadores.

Trabalhadores próprios em estado de greve

Nas assembleias realizadas na Unidade entre os dias 25/12/2023 e 01/01/2024, além de rejeitarem a proposta de PLR da Transpetro, os trabalhadores votaram pontos de pauta específicos como: adicional regional de confinamento (ARC);  adicional de regime especial de campo (AREC); aprovação da  implementação do VA/VR com manutenção do Restaurante aberto; por aumento do efetivo;  ponto eletrônico; hora extra troca de turno (HETT); treinamento; e  fim da crescente e perigosa rotina de acidentes (o Sindipetro-RJ tem noticiado casos, alguns inclusive recorrentes, com equipamentos, vazamentos e transporte de lanchas, por exemplo).