Trabalhadores da Petrobrás, terceirizados, pela Método Potencial , lutam por salários, empregos e por indenizações

Terceirizados da Método Potencial, contratada da Petrobrás, que sofrem com os atrasos constantes de salários, demissões e calote em indenizações , resistem para garantir seus direitos

A situação financeira da Método Potencial tem ocasionado atrasos salariais dos terceirizados nas seguintes refinarias: Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão-SP, Refinaria Henrique Lage (REVAP), em São José dos Campos-SP; Província Petrolífera de Urucu, em Coari-AM; Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária-PR; e na Refinaria Planalto de Paulínia (REPLAN), em Paulínia-SP.

Vitória histórica no Amazonas

No estado do Amazonas, no pólo de Urucu, os terceirizados da Método Potencial encerraram uma greve de 19 dias após três meses de salários atrasados. Nesta quinta (04/11), em audiência na Justiça do Trabalho, a desembargadora que acompanha o caso determinou que a empresa terceirizada efetue o pagamento imediato aos trabalhadores, com a greve sendo encerrada, sem o desconto dos dias parados. Esta greve, no Amazonas, pode ser considerada histórica, pois os trabalhadores não acataram a decisão inicial da Justiça do Trabalho que havia declarado a greve ilegal, exigindo o retorno imediato ao trabalho.

O Sindipetro PA/AM/MA/AP tem dado todo apoio e suporte aos trabalhadores da Método Potencial em seu movimento histórico.

Greve na REVAP

Já na Refinaria Henrique Lage (REVAP), São José dos Campos-SP, sexta-feira (05/11), os terceirizados da Método votaram pela continuidade da greve iniciada na quarta-feira (03/11). São 400 trabalhadores que pararam por falta de salários e a ajuda de custo de R$ 870,00.

Essa é a segunda greve dos trabalhadores da Método Potencial em 15 dias. Em outubro, o atraso no pagamento do salário de setembro e do vale-alimentação motivaram a paralisação que terminou em 2 dias, após a empresa realizar os depósitos. No entanto, desde o dia 20 de outubro, o adiantamento do salário, garantido pelo Acordo Coletivo vigente é aguardado.

O Sindipetro-SJC apoia o movimento dos trabalhadores da Método e cobra da direção da Petrobrás uma solução para o problema.

Ato na RPBC

Na manhã desta segunda-feira (08/11), o Sindipetro-LP e os petroleiros da refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) realizaram um ato nas portarias 1 e 10, com próprios e terceirizados. O ato recebe o apoio dos sindicatos de Metalúrgicos, da Construção Civil, Sintrajus, Assojubs e Comissão dos Desempregados.

Em pauta, o fim do contrato da empresa Método Potencial que resultará na demissão de 150 trabalhadores em que mais uma vez a atual política de contratação da Petrobrás penaliza a força de trabalho. O ato também é em solidariedade à greve dos caminhoneiros, que além das suas reivindicações, estão discutindo a política de preços da Petrobrás, o PPI, e contra a ameaça de privatização da Petrobrás que vem sendo alardeada pelo Governo Federal.

O Sindipetro-RJ se solidariza com a luta dos trabalhadores terceirizados da Método Potencial que sofrem as consequências do comportamento da direção da Petrobrás que se omite do problema. A constante precarização de contratos se torna uma constante no sistema Petrobrás, ocasionando sempre prejuízos aos terceirizados como atrasos de salários e demissões, seguidas de calotes indenizatórios. Já é hora de dar um basta nisso!

Com informações do Sintricom e Sindipetro-LP