Trabalhadores da P-75 sofrem com contaminação de sarna

Sindicato cobra providências da Petrobrás para melhorar padrão sanitário na plataforma a fim de evitar outras contaminações

O Sindipetro-RJ recebeu informações sobre a identificação de dois casos de contaminação por sarna (escabiose) em trabalhadores próprios da Petrobrás na plataforma P-75, unidade que integra o campo de Búzios, de produção do Pré-Sal, base do Sindicato.

A informação dá conta de que dois trabalhadores que ocupavam um camarote da plataforma receberam tratamento médico e foram devidamente afastados em isolamento por sete dias, tendo seus uniformes descartados e com os camarotes devidamente higienizados, com a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), emitida. Mas o Sindicato ainda não foi comunicado da situação.

Por conta disso, o Sindipetro-RJ encaminhou carta ofício para a Petrobrás, com cópia para Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e outros órgãos fiscalizadores, em que solicita esclarecimentos sobre a situação, e cobra da empresa medidas sanitárias para evitar novas contaminações.

Asseio insuficiente

Ainda, outros trabalhadores relatam que na P-75, o asseio dos camarotes não é valorizado e que a lavagem das roupas de cama e banho não é feita com água e material de qualidade.

“Nós recebemos o camarote bem sujo, com o armário do jeito que o outro ocupante deixou. Limpamos os armários e fazemos a faxina no camarote, sempre. Se ocupar o camarote do jeito que recebeu vai ficar arriscado a pegar qualquer tipo de contaminação. A lavanderia oferecida aplica um sabão de péssima qualidade e até a água utilizada é de qualidade questionável. A isso, soma-se que os trabalhadores da hotelaria não recebem um salário digno e há uma grande rotatividade no serviço” – contam sobre o serviço que é prestado pela LC Hotelaria.

Diante disso, é preciso que a Petrobrás tenha um padrão de produtos e serviços que sejam condizentes com o ambiente de trabalho de quem atua em plataformas.

Cabe lembrar que em julho deste ano, o Sindipetro-RJ criticou a falta de ação da empresa para resolver rapidamente um surto de conjuntivite na P-09 e a atuação para encobrir a situação. (Leia em https://sindipetro.org.br/hierarquia-privatista-tenta-abafar-surto-de-conjuntivite-na-p-09/)

Isso mostra que o problema de um ambiente insalubre não é tão pontual na empresa. O Sindipetro-RJ avisou o Sindipetro-NF na ocasião sobre o caso.