Hierarquia privatista tenta abafar surto de conjuntivite na P-09

Sem produção e sem destino certo, uma das mais antigas unidades de produção da Bacia de Campos vem enfrentando uma preocupante situação de comprometimento da saúde dos empregados

O Sindipetro-RJ foi procurado por alguns empregados da plataforma que relataram estarem com medo de trabalharem na unidade P-09 devido ao surto de conjuntivite que se arrasta desde abril/2022.

Os empregados em poucos dias a bordo apresentam inflamação nos olhos, eles são desembarcados e em muitas das vezes largados à própria sorte sem qualquer tipo de assistência médica. Há trabalhadores que já tiveram conjuntivite na P-09 mais de uma vez. A cada embarque saem com os olhos inflamados, e ninguém mais quer embarcar na plataforma.

Para abafar a situação, e culminando no descaso com a saúde dos empregados, na última semana os empregados com conjuntivite passaram a ser levados para o setor de saúde da Petrobrás, para uma “avaliação médica”, em um local sem recursos e improvisado, deixando de levá-los para um atendimento hospitalar ou aos cuidados de um médico oftalmologista.

Empresa finge que não vê

A situação se arrasta desde abril deste ano com inúmeros casos, chegando a mais de 100 empregados, mas onde estão as CATs desses empregados? Foi emitido algum alerta de SMS para outras unidades?

Onde estão os técnicos de SMS da empresa. Por que não são ouvidos ou também estão se omitindo?

PPPs altos à custa da saúde dos empregados

A busca a qualquer preço em manter os indicadores dentro da meta, no caso a TAR (taxa de acidentes registráveis por milhão de homens-hora, por parte da hierarquia que só pensa na engorda de seus  PPPs (Programa de Prêmio por Performance) tem levado a todos os tipos de tentativas para abafar ocorrências como essa.