12 de maio é Dia Internacional da Enfermagem

No cenário de pandemia da COVID-19, profissionais enfermeiros celebram data salvando vidas e seguem em luta por seus direitos

Diversas entidades e trabalhadoras e trabalhadores da área de enfermagem e da saúde, têm convocado atos simbólicos em suas unidades de trabalho com pequenos protestos, que respeitem o distanciamento social e a utilização de equipamentos de proteção. Serão apresentadas faixas, intervenções em carros de som ou megafone e uma forte campanha digital nas redes sociais, sites e outros meios.

A propagação da COVID-19 segue em franca aceleração

Mais de 11 mil pessoas já morreram e mais de 160 mil foram infectadas. Estamos com hospitais saturados com pessoas amontoadas em enormes filas para as UTIs, que se apresentam insuficientes e desequipadas. O colapso do sistema de saúde se apresenta intenso e de forma cruel, com exclusão de classes, porque atinge fortemente a periferia e a parcela pobre e desassistida da população, assim como a categoria que trabalha no setor.
A falta de recursos na área e o desmonte produzido pelos sucessivos governos ao longo dos últimos 50 anos evidencia neste momento o quanto o capitalismo é incapaz para garantir a vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

Expostos à contaminação e à morte

No Brasil, já chega a quase três mil o número de profissionais, somente de enfermagem, com infecções confirmadas. Na última quarta-feira (7) chegou-se à marca das 98 mortes, segundo dados do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem). O número já ultrapassou os EUA, que até aquela data havia atingido a marca de 91 óbitos por COVID-19 na categoria.
De acordo com o COFEN, dentre os 98 profissionais de enfermagem mortos pela pandemia no Brasil, 25 são enfermeiros, 56 técnicos e 17 auxiliares de enfermagem. Desses, 67% são mulheres.

Esses profissionais convivem com a falta de EPIs (equipamentos de proteção individual), más condições de trabalho, falta de treinamento, de transporte, expondo a si próprios e suas famílias.

Na saúde em geral, são enfermeiras(os), técnicas(os) de enfermagem, assistentes, médicas(os), residentes, terceirizados da limpeza, funcionários de restaurantes, vigilância e tantos outros que compõem a área de absoluta exposição à contaminação do vírus.

Na contramão da proteção à nossa vida, o governo genocida de Bolsonaro – que é o governo do lucro dos banqueiros, empresários e latifundiários – tem tentado flexibilizar a já frouxa política de isolamento social. Ignora a gravidade da doença ao promover aglomerações, defender exclusivamente a economia e cometer absurdos como anunciar que dará um churrasco para mais de 300 pessoas e depois desmarcar.

As atitudes nefastas do presidente causam confusão na população, que fica sem entender que medidas adotar para a efetiva proteção de suas vidas neste momento. Também permitem que os setores pressionados por empresários sintam-se respaldados para acabar com o isolamento social.

A verdade é que o Brasil chegou ao colapso do sistema de saúde com o caos sendo um projeto de governo. A situação é muito pior que a apresentada, uma vez que há subnotificação de casos e mortes, além da provável omissão de dados sobre a pandemia no país. Enquanto isso, o presidente Bolsonaro parece celebrar essas mortes passeando de jetski no Lago Paranoá – provavelmente pago por seu cartão corporativo, enquanto os profissionais das atividades essenciais mantém a economia girando e combatem a disseminação da doença e sua conversão em milhares de mortes em contraponto às muitas omissões do presidente e seu discurso sabotador.

Também não podemos esquecer como Bolsonaro manipula sua base social até contra os trabalhadores da saúde, como aconteceu no domingo (3/05) em que enfermeiros realizavam um protesto na Praça dos Três Poderes em Brasília por melhores condições de trabalho e foram agredidos por uma turba bolsonarista.

Calendário de luta e solidariedade

12/05 – Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro
12M: SOS Trabalhadoras(es) da Saúde! Nossas vidas importam!

15/05 – Dia da(o) Assistente Social
15M: SOS Trabalhadoras(es) da Saúde! Nossas vidas importam!

20/05 – Dia Nacional de Técnico(a) e Auxiliar de Enfermagem
20M: SOS Trabalhadoras(es) da Saúde! Nossas vidas importam!