2021 vai ser de lutas contra as privatizações

Na retrospectiva de 2020, destacamos a ganância liberal contra o povo brasileiro na Petrobrás. A hierarquia bolsonarista na empresa lançou 33 teasers – prévias usadas no mercado para chamar a atenção dos investidores para ativos da Petrobrás. Em amplo programa de privatização, estão incluídos campos de petróleo, ao contrário do que Roberto Castello Branco afirma em videoconferências de que as vendas são para que a empresa passe a se concentrar na exploração de petróleo.

Destacamos que em alguns meses chegaram a ser lançados dois teasers no mesmo dia e somente em junho foram lançados seis! Confira:

Dia 23 – Teaser: TBG – TSB

Dia 16 – Teaser: Polo Marlim
Dia 04 – Teaser: Polo Bahia Terra

Dia 23 – Teaser: Polo Carmópolis

Dia 25 – Teaser: Albacora e Albacora Leste
Dia 17 – Teaser: Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA)

Dia 24 – Teaser: Polo Potiguar
Dia 21 – Teaser: Polo Norte Capixaba
Dia 10 – Teaser: Bacia de Santos

Dia 27 – Teaser: Bloco-Tayrona
Dia 03 – Teaser: Petrobras Biocombustível

Dia 29 – Teaser: Campo de Tartaruga
Dia 26 – Teaser: Polo Urucu
Dia 19 – Teaser: Polo Ceará
Dia 17 – Teaser: Ativos em Alagoas
Dia 10 – Teaser: Bacia do Espírito Santo
Dia 04 – Teaser: Empresas de geração de energia elétrica

Dia 13 – Teaser: Termelétricas
Dia 04 – Teaser: Gaspetro e Teaser: Campo de Manati

Dia 31 – Teaser: NTS
Dia 18 – Teaser: Gaspetro
Dia 13 – Teaser: Eólica Mangue Seco 3 e 4
Dia 06 – Teaser: Ativos na Colômbia

Dia 28 – Teaser: Bacia do Pará-Maranhão
Dia 27 – Teaser: Gaspetro e Teaser: Polo Merluza
Dia 10 – Teaser: Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III)
Dia 03 – Teaser: Bacia do Pará-Maranhão e Teaser: Campo de Papa-terra

Dia 31 – Teaser: Eólica Mangue Seco 1 e Teaser: Eólica Mangue Seco 2
Dia 15 – Teaser: Águas Profundas

Portanto, enquanto o coronavírus segue tirando vidas, Castello Branco desmonta o Sistema Petrobrás.

Teasers das refinarias foram lançados em 2019

No rastro de destruição da empresa, essa gestão iniciou a primeira etapa das oportunidades referentes aos processos de ativos em refino e logística em abril de 2019. O teaser para a venda de 8 das 13 unidades do parque de refino da estatal foi lançado em 28/06/2019.

Veja como estão estes processos hoje:

– REGAP, RNEST, REPAR e REFAP – Fase vinculante desde janeiro de 2020. A empresa prevê receber propostas no primeiro trimestre de 2021;

– LUBNOR – A Petrobrás anunciou no dia 03/12/2020 que já recebeu proposta de compra e que a venda poderá ser concluída no primeiro semestre de 2021;

– REMAN – Em outubro de 2020 a Petrobrás recebeu propostas e está negociando; e

– RLAM e SIX – Em dezembro de 2020, a empresa divulgou que recebeu propostas e está estudando cada uma.

A luta contra as privatizações precisa ser de todos os trabalhadores

Diante dessa conjuntura o Sindipetro-RJ e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) já programaram reuniões para a primeira semana de janeiro de 2021 para organizar as mobilizações contra esse plano de privatização da Petrobrás com o objetivo de construir a unidade da luta nacional dos petroleiros com outras categorias como os trabalhadores em gigantes como Eletrobrás, Correios, Serpro e Dataprev que também estão enfrentando a privatização imposta por Paulo Guedes.

Acompanhe as notícias aqui, divulgue e participe das atividades agendas!