Canal ACT – em Tempo Real – 3ª reunião 22/9

22/9 – 13:40 –  Reunião de negociação de ACT termina RH afirma que vai analisar os questionamentos apresentados pela FNP.  Encerramos aqui a nossa transmissão e agradecemos sua audiência.

22/9 – 13:15 – Base já mostra insatisfação com proposta da direção da Petrobrás. Durante a mesa de negociação, sindicalista revela que 95% dos trabalhadores rejeitam a proposta, na intranet da empresa, neste momento.

22/9 – 13:00 – SMS – Ao ser questionado pela FNP sobre retirada de direitos em SMS, gerente de RH afirma: “Não tem entendimento. Sindicato entende de um jeito e a companhia entende de outro. Vamos criar uma comissão para discutir SMS, então”.

22/9 – 12:30 – Consenso da FNP: Na proposta da direção da Petrobrás ficam evidentes retrocessos quando a companhia, por exemplo,  anuncia sua proposta de Benefício Farmácia com o modelo de coparticipação e reclassificação de doenças e medicamentos, impondo custos aos ativos , e principalmente, aposentados /pensionistas.

22/9 – 12:20 – Risco de Greve: Na opinião de Agnelson Camilo (blusa branca e braços cruzados), diretor da FNP/SindipetroPA/AM/MA/AP, “os sindicatos devem levar a proposta para as assembleias e indicar rejeição, além de exigir que a direção da empresa apresente uma nova proposta, sem nenhuma retirada de direitos, dando um prazo para que o RH se posicione. Caso o RH não responda, GREVE IMEDIATAMENTE”, afirma.

22/9 – 11: 55 – Jovem Universitário – A FNP questiona a extinção  do programa, que integra a  atual  Cláusula 42ª do Acordo Coletivo vigente,  que subsidiava 60% das despesas comprovadas com a universidade .  O programa era direcionado para funcionários e dependentes. O RH diz que  a atual conjuntura da companhia e do país não abarca mais o ‘Jovem Universitário’. “Não cabe mais esse benefício” – disse há pouco um gestor presente na reunião.

22/09 – 11:20 – Horas extras e trocas de turno: FNP aponta os retrocessos no item “hora extras e trocas de turno”. A FNP expõe o quanto a proposta da Petrobrás prejudica os trabalhadores. RH rebate e afirma que a proposta não é uma imposição.

22/9 – 11:10 – Cilada na mudança de textos: FNP aponta os principais retrocessos na proposta de ACT da direção da empresa, durante mesa de negociação. Não é apenas otimização da redação, como afirmou o RH, há retirada de direitos, SIM, além de extinguir conquistas históricas da categoria e demonstrar o interesse da direção em inserir retrocessos da reforma trabalhista no ACT. RH tenta esclarecer os apontamentos. Para a FNP não tem acordo do jeito que está.

22/9 – 10:21  Conflito de interesse: Lourival Júnior, diretor do Sindipetro- PA/AM/MA/AP e da FNP, durante o preâmbulo, critica recurso concedido a  João Elek que, nesta segunda (18), conseguiu revogar  advertência aplicada a ele em agosto. Elek que era diretor de Governança & Conformidade da Petrobrás e foi afastado da função por causa da contratação sem licitação da Deloitte, empresa na qual sua filha participava de um processo de seleção, tendo sido contratada posteriormente. “Como a Petrobrás pode demitir  quatro trabalhadores e perdoar  um gestor que homologou um contrato em situação de conflito de interesse?”

22/9 – 09:50 – Greve no Cenpes: A mudança da forma de contratação da Petrobrás, no Cenpes, tem provocado precarização do trabalho dos terceirizados. Trabalhadores da Autvale e Nova Rio, por conta disso, fizeram uma paralisação de dois dias nesta semana nas empresas. A FNP e o Sindipetro-RJ não admitem isso!

22/9 – 09:27 – Na abertura da reunião, a FNP expressa repúdio pela demissão de quatro petroleiros  aprovados em concurso público, convocados por liminar judicial. A direção da Petrobrás derrubou a liminar e os petroleiros foram demitidos.

22/09 – 09:00 – Comparativo de perdas: FNP fez uma análise sobre as perdas de direitos que a direção da empresa quer empurrar goela abaixo dos trabalhadores, a partir de minuta entregue pelo RH, e destacou em amarelo os retrocessos. Direção da FNP irá bater nestas retiradas de direitos no início da reunião. Direção da Petrobrás alega ter apenas otimizado a redação do ACT. MENTIRA! Confira as PERDAS na planilha comparativa AQUI!

Comente com o facebook
Compartilhe:
Sem comentários

Poste um comentário

Aumentar a fonte
Alto Contraste