Em entrevista publicada no último dia 22 de março no Jornal do Comércio, Isabela Rocha, gerente executiva de Relacionamento com Investidores da Petrobrás, afirmou que a companhia “está muito perto” de iniciar um processo de parceria para a área de refino. Em reunião com analistas e investidores, ela afirmou que a empresa já definiu um modelo, embora ele ainda não possa ser divulgado. Esse é mais um movimento rumo ao processo de desmonte da empresa sob a gestão de Pedro Parente.

Isabela Rocha disse que as discussões na companhia para definir um modelo de negócios levaram em consideração à preocupação de potenciais investidores com o risco de um novo controle de preços por parte do governo brasileiro. “O desafio é chegar a um modelo que permita ao mesmo tempo à Petrobrás ter parceiros e dar confiança a esse novo “player” que estivesse entrando, que ele poderá ter liberdade e acesso ao mercado sem interferência do governo” – disse ao afirmar que o setor de refino não é mais uma questão estratégica para o Brasil, e sim de mercado.

E aprofundando o desmonte da Petrobrás na área de petroquímica, Isabela Rocha disse que a companhia tem negociações em curso com a Odebrecht para vender sua participação na Braskem.

(Versão do impresso Boletim 62 do Sindipetro-RJ)