Equacionamento – Construção de uma alternativa unitária ao PED

O Sindipetro-RJ realizou ontem (12), no final da tarde, um debate com re­presentantes da FNP e do Sindicato, sobre os rumos da luta contra o equacionamento abusivo do Plano Petros. O evento contou também com apresentação da proposta alternativa que está sendo constru­ída pelo Fórum Unitário de Defesa dos Participantes da Petros, realiza­da pelo conselheiro deliberativo da Petros eleito pelos trabalhadores, Ronaldo Tedesco. Para mais infor­mações sobre a proposta do Fórum acesse bit.ly/alterPED. Para assistir ao debate, que foi transmitido on­-line pelo Facebook do sindicato, acesse fb.com/sindipetrorj.

A proposta alternativa ao PED visa mitigar danos e o impacto sobre os participantes, preservar a estrutura do Plano de Benefício Definido (PPSP), perda de direitos, cobrar responsabilidades e pro­mover a sustentabilidade. É uma contraposição técnica, política e jurídica à atual proposta de PED das direções da Petrobrás, Petros e dos governos de plantão, proposta que, a nosso ver, acabará por invia­bilizar o PPSP (Benefício Definido), viabilizar um novo ataque com uma ampla, geral e irrestrita repac­tuação com o lançamento de um “novo plano” (Petros 3?), anulando direitos, impondo calotes definiti­vos em prováveis passivos (dívidas) e nas fontes de custeio do plano e, por consequência, das aposenta­dorias. A formulação permanece em fase de ajuste para ser levada a deliberação pela categoria.

Versão do impresso Boletim XCVII