Reunião ACT 2017 – Acompanhe em Tempo Real

Após envio do ofício da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), em que informava os resultados das assembleias, ratificando a contraproposta da Federação e que solicitava uma nova reunião urgente, o RH da Petrobrás chama a direção da FNP para reunião nesta quinta-feira(28).

A mesa de negociação acontece neste momento no Edise.  Acompanhe aqui!

14:49 – Preâmbulo: A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) cobra informações sobre punição de um dirigente sindical do Sindipetro-LP, representante do Sindipetro-RJ critica atitude da Transpetro que dificulta a atividade sindical  para filiações ao sindicato, e a redução dos quadros da AMS anunciada pela Petrobrás.

15:05 – Não tem jeito: Representante da Petrobrás Mauricio Lopes diz que a empresa vive uma nova realidade e que a conjuntura econômica e política do país faz com que a empresa adote uma política de cortes. ao explicar a “reestruturação” da AMS .

15:15: E os aposentados e pensionistas?: Roberto Ribeiro, diretor do Sindipetro-RJ cobra esclarecimentos sobre no Benefício Farmácia, desconto Petros, IPCA para não-repactuados, entre outros pontos.

15:21: E aí? : FNP exige uma nova proposta, em mesa de negociação. “Esperamos um solução”, afirma Agnelson Camilo, da FNP/Sindipetro-PA/AM/MA/AP.

15:28: Precisamos avançar: “A direção da Petrobrás só quer levar em conta sua lógica de mercado na relação com seus trabalhadores e não cede em nada nas demandas dos petroleiros” – diz Fabio Mello do Sindipetro-LP.

15:35: Validade do acordo; Diretor do Sindipetro-RJ, Brayer Grudka, questiona a validade do acordo por dois anos e a aplicação do IPCA em negociações futuras propostas pela Petrobrás. “Os trabalhadores não aprovam isso e vocês querem nos impor isso? Que tenham bom senso e se tente negociar isso” – disse.

15:39: Prorrogação do ACT: Natália Russo, diretora da FNP/Sindipetro-RJ, pede prorrogação do ACT e afirma que SUPRIMIR a cláusula 108 representa retirada de direitos fortíssimas. “É injusto com o trabalhador!”

15:42: Dúvidas não esclarecidas:  Prorrogação do acordo coletivo e mesa e proposta única para os petroleiros é o que cobra Adaedson Costa, coordenador da FNP sobre a falta de clareza da direção da Petrobrás sobre essas questões.

15:49: A categoria é uma só! “A política da companhia é manter duas propostas?”, questiona Clarckson Messias, diretor da FNP/Sindipetro-AL/SE sobre a apresentação de propostas diferenciadas pela direção da Petrobrás para FNP e FUP. “Metade da categoria rejeitou essa proposta” – completou.

16:07: Auxilio Almoço: ” O Auxílio Almoço neste formato (pagamento em dinheiro) existe há quase 30 anos, mudar isso afeta a vida de todos os trabalhadores do sistema Petrobrás, configurando claramente uma redução de salário caso seja adotada a migração para o ticket” – diz o diretor do Sindipetro-RJ, Hugo Queiroz.

16:28: BF em análise: RH afirma que, em relação ao Benefício Farmácia, casos em que o beneficiário usa mais de uma caixa do mesmo remédio por mês, ultrapassando o valor mínimo para receber o reembolso, serão debatidos em Comissão.

16:31: Abono e PLR – O representante da  empresa diz que não tem obrigação de conceder abono todo ano, e que isso depende da conjuntura econômica  “ A companhia não deu lucro então  não dá Abono e nem PLR, simples”.

16:41: Renovação de ACT: “A ultratividade de acordo caiu. Se a gente numa situação de impasse tiver de não renovar o ACT faremos isso, é prerrogativa da companhia e acabou” – disse o representante do RH.

17:30: Ainda Auxílio Almoço: A empresa diz que há tempos tenta fazer a migração para o vale refeição e que com a nova CLT ela tem a prerrogativa de fazer essa implantação para conseguir benefícios fiscais. “A companhia não vai recuar desse ponto” – enfatizou Mauricio Lopes, representante da companhia.

17:30: Resumo da  ópera: A direção da Petrobrás não cede em nenhum ponto da contraproposta apresentada pela FNP. Sendo assim segue o indicativo de greve no dia 3 de janeiro. Reunião encerrada.