Finalizado o quadro nacional de assembleias na quarta (06), concluíram-se as assinaturas nos Acordos em todo o país. PBIO segue na luta – saiba mais:  https://sindipetro.org.br/pbio-rejeita-contraproposta-empresa/

A firme atuação dos sindicatos e as mobilizações iniciais da categoria, após duas rejeições unânimes, fizeram surgir esta “3ª proposta”, que, apesar de termos conquistado reparações parciais em alguns pontos e um valor financeiro por fora da tabela salarial para alguns setores, o ACT de conjunto mantém aspectos estruturais que frustraram nossas expectativas de recuperação de direitos.

O Sindipetro-RJ e a FNP basearam-se na evidente distância que a proposta apresentada guarda das possibilidades da Petrobrás e do Governo e, por outro lado, pela inexistência de qualquer evidência que os limites já teriam se esgotado, pelo contrário, para apostar na luta e que a proposta poderia avançar.

Como não poderia deixar de ser, entretanto, com o resultado das assembleias (veja quadro abaixo), o Sindipetro-RJ também assinou o Acordo, que já está vigente para toda a categoria de nossa base. 

Não faltarão oportunidades para aprofundarmos o balanço e lições aprendidas desta campanha, para as próximas batalhas, que passam pelas lutas que virão fora do ACT, assim como pelos debates envolvendo concepção de movimento sindical, as federações e as eleições sindicais, temas gerais e específicos importantes para que o sindicato preserve seus princípios de combatividade, unidade e independência em relação a qualquer governo ou patrão. 

A partir do próximo boletim, além disso, já começaremos a organizar os próximos passos de nossa luta, que vai além deste momento, como a questão da luta pelo pagamento das dívidas da Petrobrás com a Petros e o fim do PED assassino, PLR, AMS, Plano de Cargos, Teletrabalho, Efetivo Mínimo e um longo etc. Além da luta contra a privatização, da recuperação de nossos ativos, da defesa da PBIO, TBG, etc. E a reintegração dos demitidos e fim dos processos judiciais contra os ativistas.

Confira o resultado das assembleias no Sindipetro-RJ:

 

 

Destaques