AGO e AGE aprovam pilhagem da Petrobrás

O Governo aprovou nesta quinta (25) em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) a mudança no estatuto da Petrobrás para permitir, entre outras coisas, que a venda do controle de subsidiárias possa ser aprovada diretamente pelo Conselho de Administração, sem precisar passar pela aprovação dos acionistas. Cerca de 25% deles votou contra a mudança do estatuto.

De acordo com a Petrobrás, o objetivo da mudança do estatuto é “agilizar” o processo de venda de ativos, ou seja, o desmonte total. O trecho do artigo que foi alterado prevê “trazer a competência para a aprovação da alienação do controle do capital social de subsidiárias integrais para o Conselho de Administração (CA)”.

Informa o comunicado da ação lesa pátria. Também foi aprovado o pagamento de cerca de R$ 7 bi a título de dividendos aos acionistas da companhia, na maioria formado por fundos abutres do exterior, sendo ainda eleitos cinco integrantes do conselho fiscal e suplentes para o CA da empresa.

Versão do impresso Boletim CXIX