Na manhã de sexta-feira( 23/12), uma caldeira da unidade de biocombustíveis da Petrobrás (PBIO) em Candeias, Bahia, explodiu parando a produção da fábrica. Ninguém ficou ferido e a área está isolada

Segundo o Sindipetro Bahia a caldeira vinha sofrendo constantes contaminações com produtos químicos do processo produtivo fragilizando os tubos internos, o que pode ter sido a causa da ruptura e consequente explosão que foi sentida nas comunidades do entorno. A sala dos painéis elétricos da caldeira chegou a ser inundada.

Ainda segundo o sindicato local, a gerência geral e gerência de produção tinham ciência das frequentes contaminações devido às inspeções e limpezas realizadas nos tubos da caldeira, mas não tomaram nenhuma providência para corrigir o problema.

Sucateamento proposital

O Sindipetro-RJ tem sempre denunciado que existe em curso um processo de sucateamento das unidades do sistema Petrobrás, sendo refinarias, terminais e plataformas entre outros equipamentos. Sucateiam para justificar privatizações de ativos.

Sindipetro-RJ na defesa da PBIO

Além disso, o Sindipetro-RJ segue na luta contra a privatização da PBIO desde o início, junto com os Sindipetros MG e BA, assim, como também junto com a Associação de Empregados da PBIO. Essa luta tem sido um dos principais motivos para empresa ainda não ter sido privatizada, até o presente momento. Porém, todo o cuidado é pouco, tanto que entregamos ao GT de Energia da Transição, do próximo governo, um dossiê sobre a importância de a PBIO não ser privatizada, enfatizando que ela e seus empregados devem ser incorporados pela Petrobrás controladora.