No RJ, 50 graus, CENPES dificulta hidratação dos trabalhadores

Ao implementar projeto para eliminar resíduos, a gestão no CENPES retirou os copos de plástico dos bebedouros na Unidade. Seria, sem dúvida, uma excelente iniciativa não fosse o problema de muitos estarem ficando com sede.

Nem 8, nem 80

Gestores realmente antenados com Ambiente e Saúde deveriam saber que a Educação Ambiental ainda está em construção entre nós e que ainda é preciso haver equilíbrio em decisões deste tipo.

Portanto, não é aceitável que visitantes e trabalhadores sintam sede – principalmente os funcionários do operacional, que por carregarem carga de ferramentas e equipamentos de proteção individual, teriam dificuldade para carregar a caneca.

Uma opção muito simples seria a troca dos copos de plástico (altamente poluentes e nocivos à saúde), pelos copos de papel biodegradável (alternativos produzidos com materiais renováveis e degradáveis em cerca de meses).

E mais, há unidades na Petrobrás, como o EDISEN, que possuem bebedouros com a função jato de água para abastecer garrafas (a maioria dos empregados possuem copo/caneca) e têm o copo de papel como alternativa para visitantes ou para trabalhadores que fazem serviços eventuais, como, por exemplo, a entrega de materiais.

Só não dá para bloquear o acesso à água, que é fundamental à Saúde numa cidade onde é normal o registro de sensação térmica acima dos 50 graus. Que a medida no CENPES seja revista, já!

Destaques