Chega de “gata” na Petrobrás

Terceirizados da WM Manutenções no CENPES cobram salários atrasados e pedem ajuda

Na manhã desta quinta-feira (22/09), trabalhadores terceirizados da WM Manutenções que prestam serviços no CENPES realizaram um ato na portaria da unidade.

São cerca de 50 trabalhadores que reivindicam o pagamento de salários atrasos e benefícios como vale transporte e refeição que não foram pagos. A WM, empresa sediada em Manaus-AM alega que o contrato com a Petrobrás foi encerrado e que por isso não tem condições de efetivar o pagamento dos salários. Além disso, a empresa também não está pagando indenizações de trabalhadores demitidos.

Trabalhadores cobram providências para receber salários atrasados

WM possui contratos milionários com a Petrobrás

A WM possui contratos de mais de R$ 80 milhões com a Petrobrás.Os terceirizados da WM Manutenções também sofrem calote em várias unidades da Petrobrás como Urucu-AM,  GASLUB, entre outras bases.

Ao final do ato, um fiscal da Petrobrás do contrato com a WM no CENPES, apareceu para dar explicações sobre a situação, informando que a companhia preparando um parecer jurídico para o destrato do contrato e que a WM Manutenções não deu até o momento nenhum retorno para a resolução do problema.

Segundo informado pelo representante da Petrobrás só a partir do rompimento do contrato a Petrobrás pode assumir a responsabilidade de pagar o que é devido aos trabalhadores. O prazo dado para emissão do parecer jurídico é até a próxima segunda-feira (26/06). O ato contou com apoio do Sindipetro-RJ,  SITICOMMM e Sintraconst-Rio.

PS: “gata” é como os trabalhadores chamam as empresas terceirizadas que dão calotes ao não pagarem salários, mesmo recebendo em dia em seus contratos de prestação de serviços. Em realidade, uma metáfora da gata malandra que rouba o alimento de quem não tem.

Trabalhadores da WM Manutenções no ato

Sindipetro-RJ cobra providências da Petrobrás

No início da tarde desta quinta o Sindipetro-RJ encaminhou uma Carta-ofício (350) para a Petrobrás cobrando providências sobre a situação dos trabalhadores da WM no CENPES.

“Por agora, exigimos reunião com a Petrobrás para o dia 27/09/2022, terça-feira, 11h, para que a empresa se manifeste sobre quais as providências já foram tomadas e quais serão tomadas, de forma transparente. É importante que a Petrobras, como tomadora do serviço, traga para mesa a empresa terceirizada para participar da reunião. Participarão da reunião o Sintraconst-Rio que também deve oficiar a empresa, o Sindipetro-RJ e o Siticommm” – cobrando uma reunião conjunta, junto com os sindicatos que representam os terceirizados.

Campanha de Solidariedade

Quem puder ajudar os trabalhadores da WM Manutenção, lotados no CENPES, pode fazer um Pix  para  solidariedade@sindipetro.org.br . Todas as doações recebidas até o último dia do mês de setembro serão revertidas para esses trabalhadores.