Comitê define novos passos da luta em defesa das empresas públicas

Com a presença expressiva de representantes de várias entidades ligadas às empresas públicas, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP)  e o Sindipetro-RJ estiveram presentes em mais uma reunião do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas em Brasília, realizada nesta segunda-feira, (27).

A intenção foi definir os próximos passos da mobilização para impedir o desmonte do patrimônio do povo brasileiro.

Na pauta, a necessidade de inserção no debate eleitoral e a atuação dos integrantes do Comitê em audiência pública no dia 28 de setembro, convocada pelo ministro do STF, Ricardo Lewandowski, para debater a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5624, de autoria da Fenae e da Contraf-CUT, que questiona diversos pontos do Estatuto das Estatais.

Uma decisão liminar concedida a essa ação proíbe a privatização de empresas estatais sem o crivo do Poder Legislativo.

Eleições

Em seguida foi debatida a resolução 23, que ataca os planos de saúde das estatais, além de uma discussão sobre as eleições.

Na última reunião do comitê, realizada em junho, foi decidida a realização de atividades ou ações para levar os candidatos à Presidência da República a se posicionarem e se comprometerem com a defesa das políticas e patrimônio público.

Dentro dessa perspectiva, o comitê foi convidado pela entidade Congresso em Foco para participar de uma série de entrevistas com os presidenciáveis entre os dias 5 e 6 de setembro.

Os membros do comitê irão fazer perguntas que serão respondidas pelos postulantes ao cargo. A ideia é cada entidade envie sua pergunta por vídeo até a próxima sexta-feira, dia 31. Fique atento!

Com FNP/Fenae.