FUNDEB sofre ataques privatistas

Governo avança contra todas as categorias. Desta vez, atinge os professores de todo o país. As alterações no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) foram votadas e aprovadas na Câmara dos Deputados na quinta (10) com ampliação de recursos destinados à iniciativa privada.

Os principais ataques foram a aprovação de convênios ilimitados com a iniciativa privada na educação infantil e na educação especial; de verbas destinadas para escolas privadas ligadas à Igreja nos ensinos fundamental e médio; o destino de parte dos recursos para o pagamento de professores da rede pública para instituições privadas e ligadas à Igreja; o repasse de verba para escolas técnicas do Sistema S (Senai e Senac ligados a empresas e organizações privadas).

Contando com o Centrão na Câmara, Bolsonaro, sabendo que a maioria dos municípios paga os professores com verba do FUNDEB, costurou a aprovação dessas emendas privatistas na regulamentação do Fundo que já tinha sido aprovada pelo Congresso em agosto passado. Agora, os professores estão se organizando para mobilizações em defesa urgente do Fundo antes que o Senado aprove essas mudanças.