Greve histórica dos terceirizados CS Brasil

Enfiando os pés pelas mãos, a empresa causou o caos no GASLUB e levou os motoristas a à greve por reajuste salarial e de benefícios

Com o movimento paredista que terminou na manhã desta terça-feira (25), após assembleia, os motoristas empregados pela CS Brasil conseguiram reverter as demissões por justa causa para sem justa causa, garantiram reajustes salarial e no vale-alimentação, garantia de não retaliação aos trabalhadores que aderiram à greve e garantia de não desconto dos dias de greve.

A reintegração dos dez demitidos não foi possível. O reajuste fechou em 6%, contra os inicialmente 3% oferecidos pela empresa. Os trabalhadores reivindicaram reajuste de 10,7%. O vale-alimentação ficou com valor total final a R$ 812,76.

Desgaste e prejuízo aos trabalhadores

A CS Brasil só errou neste episódio. Primeiro não aceitou negociar, negando reajuste salarial e de benefícios. Houve greve, direito legal dos trabalhadores, e a empresa desrespeito, fez ameaças e praticou dez demissões. A greve foi mantida, fortaleceu-se e a empresa recuou e fez acordo, prometendo reajuste e readmissões dos dez trabalhadores. Logo depois, retirou o acordo. Uma vergonha! A greve, então, foi mantida até o dia 25/07.

A Petrobrás como responsável máxima sobre todos os contratos de empresas prestadoras de serviços, precisa passar a atuar firmemente para impedir que este tipo de situação aconteça na estatal onde o descontentamento dos terceirizados é imenso.

Vale ressaltar que o Sindipetro-RJ não possui a representação sindical desses trabalhadores, mas a partir de sua solidariedade de classe apoia as lutas dos terceirizados que vivem sendo ameaçados e tendo direitos desrespeitados na Petrobrás. O Sindicato está sempre à disposição dos trabalhadores terceirizados em situações que se façam necessárias, como essa pela qual passaram os motoristas da CS Brasil no GASLUB.

O caso dos trabalhadores da CS Brasil não encerra a luta do Sindipetro-RJ na solidariedade de classe aos terceirizados do sistema Petrobrás. É uma luta árdua e diária que está longe de acabar.

Parabéns aos trabalhadores da CS Brasil pela luta e dedicação na defesa de seus direitos e colegas de trabalho.