Lutas que convergem: a defesa dos direitos dos petroleiros e a reconstrução da Petrobrás

Este 2° ato em defesa dos participantes da Petros marca um momento estratégico e requer adesão máxima das bases da categoria petroleira, porque atualmente está em curso um grupo de trabalho , entre PETROBRÁS, PETROS e ENTIDADES (GT/PPE), com as duas Federações Petroleiras (FNP e FUP), a de Marítimos (CONTTMAF), uma Federação e uma Associação de aposentados (FENASPE e AMBEP) para tratar de uma solução definitiva aos equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobrás (PPSPs), que há anos comprometem severamente os contracheques dos petroleiros aposentados e pensionistas

Concomitante a esse contexto, estão em andamento dois processos de luta que convergem na defesa da categoria petroleira, tanto para os da ativa, quanto para os aposentados e pensionistas: eleições para os conselhos da Petros e as negociações com a Petrobrás para o ACT 2023- 2024. A participação ativa nesses processos possibilita e potencializa fazer esse o enfrentamento por dentro da Petrobrás e da Petros.

Ainda há muito a fazer

As bandeiras de luta da categoria petroleira apontam para a recuperação de direitos e para a reconstrução da Petrobrás. A derrota de Bolsonaro, a posse de Lula ou de JPP, não são o bastante para consolidar nossa pauta.

A empresa não se desvencilhou dos abutres neoliberais que a atacaram nos últimos anos, privatizando ativos e retirando direitos de seus trabalhadores da ativa e terceirizados, e de aposentados e pensionistas, os deixando no limbo, com equacionamentos escorchantes na Petros e reajustes abusivos na AMS.

Por isso, as lutas e mobilizações têm que ser crescentes diante do momento e do cenário que é apresentando. Há muitos interesses em jogo, que visam prejudicar os trabalhadores, e sobretudo, os aposentados e pensionistas que se tornaram um dos alvos principais, ao lado da Petrobrás, frente aos ataques privatistas. O atual tratamento reservado contra os aposentados e pensionistas, de confisco de benefícios, sinaliza para a ativa a intenção de sequer lhes garantir aposentadoria no futuro.

Lutar em defesa dos participantes Petros, faz parte da luta em defesa da categoria petroleira e da Petrobrás!