Mulheres petroleiras participam do 8M no Rio

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o Sindipetro-RJ, promoveu uma Roda de Conversa no Edifício Senado (EDISEN), ainda na tarde o Sindicato integrou ato unificado do 8M

A proposta da atividade é ouvir as trabalhadoras e promover uma sensibilização das mulheres que trabalham no sistema Petrobrás na luta por seus direitos na empresa e no combate contra as mais variadas formas de assédio no ambiente de trabalho.

Outro ponto apontado na Roda de Conversa é a necessidade das trabalhadoras terem mais flexibilidade por parte da Petrobrás em situações de atenção aos filhos e parentes que precisam de cuidados especiais.

A pauta das trabalhadoras no sistema Petrobrás abrange tanto as trabalhadoras próprias, quanto as terceirizadas.

FNP promove encontro em maio

A Federação Nacional de Petroleiros vai realizar o seu 1º Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras. O encontro está previsto para os dias 5 e 6 de maio em formato presencial e híbrido. O objetivo do Encontro é promover uma troca de ideias e experiências no sentido de fortalecer as mulheres, além de construir uma pauta a ser apresentada na negociação do acordo coletivo. Maiores informações entrar em contato pelo e-mail da FNP: fednacpetroleiros@gmail.com

8M no Rio

Ainda no Rio de Janeiro , Centro do Rio, aconteceu um grande ato pelo 8 de março, que contou com a participação do Sindipetro-RJ e a base das mulheres petroleiras. A concentração iniciada na Candelária, terminou na Cinelândia.

O carro-chefe do evento foi “Mulheres nas ruas em defesa da democracia! SEM ANISTIA! Chega de feminicídio e de violência contra as mulheres do campo, da cidade e da floresta!”. Além disso, foram erguidas ainda outras importantes bandeiras: “por emprego e renda; pela legalização do aborto; pelo fim da fome; em defesa da educação e da saúde públicas” e tem também um “esperançar por novas conquistas!”.

Além do eixo principal, a mobilização destacou outros temas como:

– A revogação das reformas trabalhista e previdenciária; e

– A reestatização em geral, abrangendo Eletrobrás, CEDAE e pedaços da Petrobrás que foram privatizados.