Passado o carnaval 2024, de alegria e reflexão, é hora da retomada das lutas!

Para o Sindipetro RJ não tem essa do ano começar somente após a festa carnavalesca

Antes da folia já foi assinado o acordo da PLR da Petrobrás, Transpetro e PBIO; o ACT da PBIO e, o Sindicato acompanha de perto o julgamento no STF sobre se as empresas de economia mista podem ou não demitir sem justa causa, sem apresentar motivação. Além de várias outras atividades. A partir do cenário de lutas deve ser avaliado, também, tendo como referência, o resultado dos recentes acordos assinados do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025 e da PLR. Foram negociações de certo modo longas que culminaram com o aceite da categoria do que foi proposto pela Petrobrás, mas que deixaram a sensação de que o resultado poderia ser melhor, com as assembleias demonstrando exatamente isso.

O enredo que permanece atual

Temas importantes ao conjunto dos petroleiros (ativos, aposentados e pensionistas) como AMS e Petros seguem como pautas fundamentais na manutenção dos direitos da categoria. Não é possível a manutenção de equacionamentos escorchantes que afetam aos que dedicaram sua vida para erguer a Petrobrás no passado e daqueles que ajudam a construir a Petrobrás de hoje e do futuro. É digno lutar por um plano de saúde justo e defender o patrimônio do fundo de pensão (previdência suplementar).

A cada etapa vencemos desafios, como a eleição dos conselheiros dos conselheiros eleitos da Petros para os conselhos fiscal e deliberativo, dando força e conteúdo à representação dos trabalhadores no fundo de pensão dos petroleiros. Seguimos também de forma intensa mobilizando a categoria pela volta da relação de custeio da AMS em 70×30.

Lobos em pele de cordeiro, é preciso ter cuidado com os neoliberais saqueadores

É preciso estar atento e forte às forças do dito mercado que vez por outra tenta usar suas garras no patrimônio da Petrobrás, promovendo o “saqueamento” em forma de privatizações de seus ativos. É hora de acabar com os leilões entreguistas do Pré-Sal, e também exigir a retomada de ativos privatizados. São ideias e pessoas que, com o neoliberalismo, ainda estão presentes na direção da empresa, vestindo pele de cordeiro, usando um falso discurso de aproximação dos trabalhadores, mas que na realidade mantêm a entrega de bilhões de dividendos. Sempre após um carnaval ouvimos a seguinte frase: “agora começa de verdade o ano”! Isso não vale para o Sindipetro RJ, que não dispersou na busca de dias melhores para a Petrobrás, o Brasil, e sobretudo, aos trabalhadores!

O carnaval passou e a luta petroleira não parou e não pode parar, sigamos em frente!