Petrobrás adota restrições de comentários em portal

Por iniciativa da gerência executiva de Comunicação, a Petrobrás anunciou na sexta-feira (24), as novas regras para utilização dos canais internos de comunicação. Sob o pretexto de “evitar o ódio” nos comentários, foram criadas diversas restrições.

Além de alguns parâmetros defi­nidos pela empresa estimularem um clima de denuncismo policialesco entre os petroleiros, ainda ameaçam abrir sindicância contra comentários que sequer foram publicados, caso venham a ser barrados pelo moderador.

A empresa afirma no comunicado que a mudança segue as “tendências de redes sociais e portais em geral” já que “nos últimos tempos vem crescen­do a hostilidade entre os usuários na Internet”.

Também afirma que “diariamente, recebemos diversos comentários que não refletem as crenças e as atitudes que queremos construir dentro da compa­nhia. Mesmo quando esses comentários recebidos não são publicados, enten­demos que eles vão em direção oposta àquela que buscamos”.

Entre os diversos pontos da “nova política” destacam-se as instruções sobre como proceder para denunciar comentá­rios, mensagem ou conteúdo publicado ou compartilhado, considerado ofensi­vo ou impróprio, mesmo que tenha sido aprovado previamente por uma equipe de moderadores: “mensagens ou conte­údos que eventualmente tenham sido reprovados e não publicados, ou mesmo publicados e posteriormente excluídos, e que violem estes termos e condições, bem como as demais políticas e normas da Petrobras, poderão ser encaminha­dos para análise da Comissão de Ética, da Ouvidoria ou de outros órgãos in­ternos, e seus autores poderão sofrer as consequências cabíveis, conforme Padrão Sinpep sobre regime disciplinar vigente”.

Versão do impresso Boletim LXXXVII