Sindipetro-RJ presente no registro de abertura da cápsula do tempo no CENPES

Em gravação realizada nesta terça-feira (19/09) no CENPES, foram abertas mensagens escritas por jovens/crianças de várias regiões do Brasil há uma década e especialmente armazenadas pela Petrobrás em cápsulas instaladas na superfície marinha, a 2 mil metros de profundidade, na região do Pré-Sal. O Sindipetro-RJ, que vem acompanhando de perto este projeto, marcou presença neste importante evento de fechamento deste ciclo

A gravação contou com a presença do humorista Paulo Oliveira

Na manhã desta terça foi realizada pela Petrobrás a abertura da cápsula do tempo que guardou por 10 anos cartas produzidas, no ano de 2013, por 3.600 estudantes de 60 escolas visitadas pela empresa em todas as regiões do Brasil.  O registro da gravação será usado pela empresa para produção de peças de publicidade, um minidocumentário e o chamamento dos participantes para a comemoração dos 70 anos da empresa em outubro de 2023.

A Missão Netuno celebra o pioneirismo tecnológico brasileiro na exploração e produção no Pré-Sal, e buscou envolver brasileiros de todas as regiões do País nesta causa. Nos era dito que os recursos oriundos do Pré-Sal seriam usados para mitigar os graves problemas que assolavam nosso país, mormente a educação. Como símbolo maior, a cápsula do tempo foi também preparada para receber e suportar uma bandeira Brasileira durante sua estada nas profundezas do mar. A abertura oficial da cápsula será realizada no evento oficial da comemoração dos 70 anos da Petrobrás, que será celebrado no próximo dia 03 de outubro de 2023.

Sindipetro-RJ na defesa da Missão Netuno

Sem motivos aparentes e sem que houvesse uma comunicação formal de satisfação ao povo brasileiro, ficamos sabendo que em plena pandemia, a cápsula foi removida, quebrando o ciclo antes do estipulado, o que nos deixou estarrecidos. Felizmente, a abertura das cápsulas nesta semana mostrou a robustez do projeto, já que todo o material em seu interior permanecia inalterado e pronto para ser mostrado aos brasileiros. exatamente 10 anos depois.

Diretores do Sindicato como Eduardo Henrique, Raira Coppola e Ney Robinson (coordenador do projeto) estavam presentes na abertura da cápsula.

O Sindipetro-RJ em reconhecimento aos trabalhadores, pesquisadores do CENPES, desenvolvedores do projeto, que sofreu um atentado da própria empresa, nas gestões anteriores, acompanhou a gravação do registro.

Vale frisar que pela persistência de pesquisadores, como o petroleiro Ney Robinson, entre outros que participaram da iniciativa, fez com que a Missão Netuno cumprisse seu objetivo, apesar do desrespeito a que foi submetido, principalmente no período de gestão negacionista e inimiga da empresa, que, no governo passado, tomou de assalto a nossa Petrobrás.

A cartinha de um sonho petroleiro

“A Missão Netuno é uma representação do Brasil que dá certo, da mesma forma que a Petrobrás, apesar de todas as intempéries sofridas no período de 10 anos em que a cápsula ficou guardada. É uma grande alegria para todos nós que atuamos nesse projeto, que envolveu vários colegas do CENPES das áreas de oficinas, projetos e meio ambiente poder ter acesso a esse material produzido por aquela criançada em 2013” – disse um emocionado Ney Robinson.

Na leitura de algumas cartas, que ainda serão selecionadas pela empresa, podemos citar uma em especial que faz remeter à lembrança de quem construiu  a Petrobrás, ao longo de seus 70 anos. “Moro em Curitiba e daqui a 10 anos (2023) quero morar no Rio e trabalhar como engenheiro da Petrobrás” – revelando um sonho de muitos brasileiros e brasileiras, mostrando a importância e a relevância do que a Petrobrás faz para o Brasil e do que ela representa na vida de todos os brasileiros.