Tentativa da Petrobrás de rebaixar ACT e protelar negociação é repudiada unanimemente em todo país

Minuta que não contempla sequer os pontos cruciais da pauta reivindicatória da FNP como: reajuste salarial, regime de trabalho, banco de horas, adicionais, AMS, Petros, plano de cargos, diversidade, APTT, entre outros. Assim, a categoria segue na negociação de ACT que já começou ruim com uma proposta super rebaixada, exigindo uma negociação de verdade, que responda à pauta da FNP. E o Sindipetro-RJ vai seguir organizando a luta e a mobilização! Participe das atividades agendadas e compartilhe!

Novo calendário de reuniões, mas nenhuma novidade

A Petrobrás convocou, em 22/09, antes mesmo do final das assembleias, certamente prevendo a “mancada” de uma proposta absurda, três reuniões com as federações (FNP e FUP) de negociação para o ACT 2023. Os encontros temáticos começaram na terça (26/09) e terminam nesta quinta-feira (28/09). Na reunião temática de AMS, a FNP firmou posição contra o custeio 60×40. A Petrobrás repetiu a mesma proposta, alegando a sustentabilidade do Plano, argumento que já foi combatido pela FNP em reuniões anteriores, porque se há lucro suficiente para os investidores e a empresa é a maior empresa da América do Sul, tem que haver dinheiro para resolver o déficit do Plano. Não serão os trabalhadores e aposentados que pagarão essa conta! Veja o vídeo pós reunião:

Na reunião de quarta (27), a FNP elencou pontos que não podem ficar de fora deste ACT como PCAC-PCR, PLR, periculosidade, segurança no emprego, efetivo, novos empregados, terceirizados, teletrabalho, anistia, entre outros da pauta que foram entregues.

A empresa não evoluiu em nada na mesa limitando-se a ouvir mais uma vez a pauta dos trabalhadores e prometer estudos para uma futura proposta. Pela postura da Petrobrás apresentada até agora, está nítida a necessidade de mobilizarmos efetivamente os petroleiros, porque a prometida proposta para primeira quinzena de outubro só trará avanços com a categoria em luta, inclusive, por isso, já exigimos da Petrobrás a manutenção do acordo coletivo pelos próximos meses, enquanto não forem finalizadas as negociações. Nesta quinta-feira (28/09), está sendo  realizada uma reunião sobre SMS e Diversidade.

Aposentados rejeitam proposta de ACT da Petrobrás

Na terça-feira (26/09) foi realizada no Clube de Engenharia, Centro do Rio de Janeiro, a assembleia dos aposentados e pensionistas para avaliação da proposta de ACT 2023 da Petrobrás, que foi rejeitada por unanimidade.