Pressionada pelos trabalhadores, Transpetro recua e abre processo para implantação de adicional

Mobilizados, os petroleiros recusaram proposta indecente da Transpetro e realizaram ato na quinta (02) na porta da Transpetro

Assista ao vídeo:

Com a profunda redução generalizada do efetivo, que vem acontecendo há anos, visando sucatear a empresa para facilitar a privatização, os trabalhadores da operação, manutenção, inspeção, SMS e Faixa de Dutos começaram a ter que exercer atividades além de suas funções. Na base do Sindipetro-RJ, esse problema acontece no TEJAP, TEVOL e TABG.

Para serem indenizados por estes serviços a mais, foi criado o “Adicional de gasodutos”. Mas, além de nem todos os trabalhadores o receberem, a direção bolsonarista que estava empenhada em destruir completamente a empresa, resolveu, em meados do ano passado, parar de pagá-lo a uma parcela do grupo que recebia o adicional e, após o ACT, cortou o pagamento de todos!

Os trabalhadores, que continuam fortemente mobilizados, exigem a implantação de um novo adicional. A nova direção da Transpetro fez proposta INDECENTE para trocarem o pagamento do adicional pelo aceite do PCR, que sofre muitas críticas entre os petroleiros. A FNP inclusive pede o fim desse PCR com compensação ao PCAC e este é um dos pontos da pauta de medidas urgentes que foi entregue ao novo presidente da Petrobrás durante reunião no dia 27/01.

GT vai elaborar o texto do adicional

Logo após o ato na porta da sede da Transpetro nesta quinta (02), uma comissão de representantes sindicais e trabalhadores participou de reunião convocada pela direção da Transpetro na quarta (01).

A empresa recuou e ficou decidido que será formado um Grupo de Trabalho que fará reuniões diárias a partir da segunda (06) no TECAM com a participação do RH da empresa, trabalhadores e representantes do Sindipetro-RJ e do Sindipetro-Caxias para ser criada uma proposta de texto para o adicional voltar a ser implantado.

Após a reunião, os trabalhadores realizaram assembleia e aprovaram a suspensão do movimento de sobreaviso até a realização de novas assembleias.

Próximas assembleias

Na sexta (10), os trabalhadores do TEVOL se reúnem em assembleia às 13h.

Os trabalhadores do TEJAP vão estar também em assembleia em data a ser divulgada.

Acompanhe as notícias nas mídias do Sindipetro-RJ.