Sindicato em apoio à greve da PBIO, em defesa da “Vacina no Braço, Comida no Prato” e pelas mobilizações contra o desmonte do Brasil

O Sindipetro-RJ promove e participa de ações simbólicas em defesa da vacinação, pelo auxílio emergencial de R$ 600 contra a fome, contra as privatizações, pelo “Fora, Bolsonaro!” e em apoio à greve na Petrobrás Biocombustível

Durante toda a semana, serão realizadas atividades de mobilizações, como atrasos e atos, em todas as unidades operacionais da Petrobrás de todo o país, envolvendo, por exemplo, terminais, refinarias e aeroportos. Fiquem ligados nas publicações do Sindicato.

Atividades programadas 

21 de maio – Realizada, na manhã desta sexta, a plenária virtual “Todo apoio aos trabalhadores da Petrobrás Biocombustível (PBIO) em greve.

Os trabalhadores da PBIO desenvolvem trabalho competente e comprometido com o respeito social e ambiental, incluindo a agricultura familiar na cadeia produtiva e logística, criando empregos e fomentando os mercados regionais. A luta dos trabalhadores revela mais uma venda de um ativo importante do sistema Petrobrás cheia de irregularidades já denunciadas ao MPF, TCU, Cade e também com ações populares no Rio, Minas e Bahia. A greve exige a incorporação desses trabalhadores ao sistema Petrobrás.

24 de maio – Dia Nacional em apoio à greve da PBIO com ato a partir de 6h30 no TABG, terminal da Transpetro na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio.

26 de maio – Ato Nacional de Mobilização em apoio à greve da PBIO. No Rio de Janeiro, na sede da Petrobrás, o EDISE, o ato começa às 7h.

Além deste ato, ocorrem ações simbólicas em Brasília e em mais 11 capitais pelo “Vacina no Braço, Comida no Prato!”, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e dos três poderes para a situação abandono do povo brasileiro. É preciso denunciar a falta de planejamento e lentidão no processo de vacinação e a volta da fome impulsionada pelo desemprego, pela alta dos preços dos alimentos e pelo auxílio emergencial insuficiente. E mais do que nunca é preciso denunciar o desmonte do Estado brasileiro e o sequestro de seus recursos pelo capital.

Atos e ações pelo Brasil – Em Brasília, haverá uma ação simbólica no Congresso, junto aos líderes de partidos, para que ampliem o auxílio emergencial e aprofundem as investigações da CPI da Pandemia, identificando e responsabilizando todos aqueles que prolongaram e agravaram a pandemia no Brasil.

Paralelamente, em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Campo Grande vão acontecer ações simbólicas e de visibilidade com esse mesmo objetivo.

Também no dia 26/05 as centrais sindicais irão entregar ao Congresso a Agenda Prioritária da classe trabalhadora. O mesmo movimento deve ser feito nos estados, com lideranças sindicais e populares buscando o diálogo com parlamentares para pressionar pela votação de projetos de interesse popular e pela retirada de pauta daqueles que atacam os direitos, a democracia e a soberania, como a Reforma Administrativa e as privatizações.

29 de maio – Dia Nacional de Mobilização por “Fora, Bolsonaro!” – Sábado, às 10h, concentração no monumento ao Zumbi dos Palmares na Praça Onze

O presidente da República é o principal responsável pela extensão e agravamento da pandemia e pela explosão do desemprego e da fome. São inúmeros os seus crimes e a sua prática e discurso tem sido impulsionadora de atrocidades como a chacina do Jacarezinho autorizada pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro que culminou em 28 mortes.

Em todo país devem acontecer mobilizações por um auxílio emergencial de no mínimo R$ 600, vacinação para toda a população e contra os cortes na Educação, contra a Reforma Administrativa e as privatizações.

Não se esqueça: para a participação nos atos presenciais, é indicado seguir as orientações sanitárias de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

O Sindipetro-RJ/FNP participará ativamente das atividades no Rio de Janeiro, também cobrando por vacina contra a COVID-19, por comida no prato, contra a privatização e desmonte de estatais como a Petrobrás, contra a Reforma Administrativa e cortes na Educação, além da defesa das universidades públicas, gratuitas e de qualidade e em defesa do SUS. E sobretudo, em apoio à greve dos trabalhadores da Petrobrás Biocombustível na luta contra o desmonte e privatização do Sistema Petrobrás.

Mobilize-se em Defesa da PBIO!

Destaques