Equacionamento do PPSP – Esclarecendo com a verdade

Por Ronaldo Tedesco

José Lindolfo Magalhães é advogado de São Paulo e se diz indignado com os trabalhos do GT constituído pela Petrobrás e as federações de petroleiros e marítimos para busca de alternativa ao Plano de Equacionamento do Plano Petros do Sistema Petrobrás (PED do PPSP). A ele seguiram-se outras pessoas replicando o mesmo conteúdo.

As respostas aos questionamentos desse senhor foram todas dadas, por escritos e publicamente, pelos conselheiros eleitos, pelas entidades e pelo Fórum em Defesa da Petros.

Infelizmente, o Sr. Lindolfo não acusou recebimento de nenhuma das respostas que lhe foram enviadas ou simplesmente as ignorou para manter suas críticas de forma obstinada e até mesmo de forma intelectualmente desonesta. E segue semeando desconfiança entre participantes e assistidos sobre a proposta alternativa e as principais lideranças da categoria petroleira, sem ao menos conhecê-la ou, se a conhece, desprezando todos os esclarecimentos que lhes foram dados.

PRIMEIRA MENTIRA – Acusa a todos os representantes sindicais e de associações, e agora também à AEPET, de contribuir com a privatização por “passar uma borracha nas dívidas das patrocinadoras”. Lamentável essa afirmação, mais uma vez. A proposta alternativa não atinge, de nenhuma forma, as ações de cobrança de dívidas das patrocinadoras que as entidades sindicais e associativas tomaram as providências de ajuizar. Portanto, não há, em nenhuma hipótese, a possibilidade da proposta alternativa trocar seis por meia dúzia. É MENTIRA!

SEGUNDA MENTIRA – Não é verdade que partimos do princípio de que o PED é integralmente devido pelo participante do PPSP. Ao contrário, tem sido toda a iniciativa das entidades sindicais e associativas, lideradas pela FENASPE, FNP, FNTTAA e FUP que têm questionado o PED e cobrado judicialmente as dívidas da Petrobrás. É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

TERCEIRA MENTIRA – A Petrobrás aceitou negociar uma saída alternativa. Mas há limites para essa negociação. As federações claramente têm defendido que não aceitam perdas de direitos. E têm colocado isso sem sombra de dúvida. O Sr. Lindolfo não divulga a verdade e faz calúnia e difamação. É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

QUARTA MENTIRA – Todos os representantes das federações no GT e das entidades sindicais e associativas, sem exceção, não são e nem assumem cargos gerenciais. Somente duas entidades, a AMBEP e o GDPAPE, têm gerentes e ex-gerentes entre suas lideranças. É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

QUINTA MENTIRA – O GT não impõe a ninguém qualquer opção. Ela será individual e voluntária. As federações – FENASPE, FNP, FNTTAA e FUP – são as únicas que estão questionando o PED, o PP-3 e as dívidas. É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

SEXTA MENTIRA – Os benefícios concedidos não terão redução de seu valor nominal. Mas não há como reduzir o impacto e salvar o plano que está se extinguindo sem redução dos compromissos futuros. Por isso, a necessidade do deflator. É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

SÉTIMA MENTIRA – As entidades sindicais e associativas não transacionaram quaisquer direitos. E foram autorizadas por assembleias e congressos a participar do GT para buscar uma opção para a situação inviável em que o atual PED colocou a vida dos assistidos. É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

OITAVA MENTIRA – A proposta de uma das entidades no Fórum de não ser permitido ajuizar ação contra a proposta alternativa foi derrotada no Fórum. O Sr. Lindolfo já sabe disso, mas teima em sustentar essa mentira deslavada. É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

Infelizmente, o Sr. Lindolfo juntou-se à AMBEP e ao GDPAPE na prática nociva de divulgar mentiras como se fossem verdades. O GDPAPE, na semana passada, decidiu que irá lutar contra a proposta alternativa porque supostamente “o Fórum teria abandonado a luta pela fusão de repactuados e não repactuados”. O Fórum não tinha esse objetivo, mas ainda assim, se coloca essa tarefa, caso seja possível, a partir da aprovação da proposta pelo GT instituído pela Petrobrás. Portanto,  É MENTIRA, MAIS UMA VEZ!

OBS.: É bom lembrar que a FNP e o Fórum já responderam a questionamentos semelhantes e têm esclarecido com palestras pelo país o que consiste a proposta alternativa e suas premissas.

FNP e o Fórum Ampliado em Defesa da Petros respondem ao GDPAPE