A incrível história do ex-gestor da Petrobrás que vendeu alma e ativos à concorrência e que ainda se tornou dono de um fundo de investimento

José Luiz Marcusso é um ex-funcionário da Petrobrás que ficou por 38 anos empresa. Ocupou cargos executivos, tendo nos últimos sete anos ocupados chefias importantes como do RH e gerente geral de E&P no Espírito Santo até março de 2021.

Após cumprir seis meses da chamada lei da quarentena das estatais (Lei n.º 12.813, de 2013), em outubro de 2021 foi contratado pela 3R Petroleum, assumindo o cargo de gestor de ativos.  Marcusso foi um dos responsáveis pela venda de ativos da Petrobrás, em fevereiro de 2021, o Polo Peroá, por US$ 55 milhões (cerca de R$ 300 milhões em câmbio atualizado), para a própria 3R Petroleum, seu novo patrão – um valor que equivale a quatro meses de produção.

Para quem é trabalhador da Petrobrás aqui na base do Sindipetro-RJ, certamente deve se lembrar do episódio em que esse gerente de RH, durante as assembleias de ACT em que o sindicato fez votos em urna, tentando olhar o voto dos trabalhadores para assediar e pressionar pelo voto a favor da proposta da empresa. Teve que ser chamado atenção no microfone pelos sindicalistas. Um assediador que depois foi premiado como gerente do E&P no Espírito Santo. E dizem que esse governo veio pra acabar com a mamata.

O “Duas Caras”

Na última terça-feira (09/11), José Luiz Marcusso, apareceu na plataforma de Peroá, ativo de que vendeu, para a passagem do mesmo ativo, só que agora como comprador, como direito a usar uniforme da 3R Petroleum. Um verdadeiro “Duas Caras”!

Marcusso em seus tempos de gerente do E&P no Espírito Santo afirmava que  os campos de petróleo do Polo Peroá não eram lucrativos, e usava esse argumento para justificar a venda do ativo. O Polo Peroá foi vendido, como comentado anteriormente, por um valor equivalente a quatro meses de produção para a 3R Petroleum, fazendo valorizar as ações da empresa na bolsa de valores.

Ou seja, enquanto estava sob propriedade da Petrobrás o polo era um ativo subvalorizado, bastou ser privatizado para que o mesmo ativo fosse sobrevalorizado. Um truque do “Duas Caras”?

A outra face: gestor de fundos de investimentos

Não satisfeito com sua dotada inteligência e “conhecimento” de mercado, Marcusso, conforme consta em seu perfil em uma mídia social voltada para o mundo corporativo, se apresenta como credenciado junto à CVM como Agente Autônomo de Investimentos, é sócio da Sacre Investimentos, uma empresa credenciada pelo BTG Pactual (sempre ele!).

O fundo fundado em 2017, possui atualmente mais de 2 mil clientes, administrando recursos que ultrapassam R$ 625 milhões. No início deste mês de agosto BTG Pactual passou a deter 5,14% do capital social da 3R Petroleum.  Pelo visto, a lógica “Marcussiana” que prevalece é: está tudo em casa, e que se dane o conflito de interesse.

Ao novo patrão, com carinho

A 3R Petroleum não é herdeira somente de ativos privatizados da Petrobrás. Assim como Marcusso, ex-gestores da estatal estão seguindo carreira na empresa. Um exemplo disso é o ex-presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco foi eleito presidente do Conselho de Administração da 3R Petroleum em reunião realizada em de maio, último. Castello, que dirigiu a Petrobrás de 2019 a 2021, foi demitido publicamente por Jair Bolsonaro, por causa dos reajustes dos combustíveis.

Enquanto presidiu a Petrobrás, Roberto Castello Branco negociou com o seu novo patrão ativos que somaram o montante de US$ 626,9 milhões, cerca de R$ 2,9 bilhões. Isso mostra o quanto à legislação é frouxa no andar de cima. Até o nome do crime – conflito de interesses – não revela à sociedade seu real significado e potencial de dano. (Veja matéria do Sindipetro-RJ https://sindipetro.org.br/subvalorizacao-de-ativos/  )

Hoje, a Petrobrás tem servido de trampolim para pessoas e empresas que servem ao mercado de capitais e interesses nada públicos.

Roberto Castello Branco é mais um que passa pela porta giratória, junto com o “caminhão” de informações privilegiadas, levando tudo da Petrobrás. (Veja o que Castello vendeu para a 3R Petroleum https://sindipetro.org.br/corrupcao-descarada-ou-mero-acaso-o-incrivel-caso-de-roberto-castello-branco/ )

Imagem Twitter Sindipetro-ES