Emergência descontrolada reflete caminhos privatistas na Petrobrás

Por Rosa Maria Corrêa

Acidente que gerou colapso do controle da RPBC e expôs trabalhadores marca irresponsabilidade da gestão

Um incêndio de grandes proporções na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão-SP, no dia 17/05, demonstrou o quanto a hierarquia privatista na Petrobrás privilegia o lucro de investidores, sucateia unidades e expõe cada vez mais a classe trabalhadora a acidentes somente para descredibilizar a companhia e facilitar o caminho da privatização de pedaços da estatal.

Total insegurança

Apesar da Petrobrás ter divulgado que isolou o local imediatamente, somente depois que a direção do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP) chegou à Refinaria e entrou em contato com o gerente de Manutenção é que os trabalhadores foram liberados e a área foi evacuada!

A Petrobrás informou que tratou-se de um vazamento de óleo diesel, ninguém ficou ferido e correu para afirmar na mídia empresarial que “o acidente não causou impacto na produção de derivados ou risco ao abastecimento do mercado”, mas o acidente é prova real de que os protocolos de segurança não estão sendo cumpridos. Segundo o diretor da FNP/Sindipetro-LP, Fábio Mello, o incêndio aconteceu próximo à casa de força, atingiu a rede de fibra óptica e colocou toda a Refinaria em colapso:

– os alarmes não tocaram;

– cada unidade fez evacuação de forma desordenada; e

– não houve dispensa imediata dos trabalhadores.

Tragédia anunciada

“Na última reunião que tivemos com o RH, nós denunciamos que há indícios de que trabalhadores não treinados estão operando na Refinaria; o treinamento da CIPA foi dado de forma virtual e uma análise preliminar de risco poderia prever que esse tipo de acidente poderia acontecer”, disse Mello. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FBR1ezM_P4E&t=87s

Da mesma forma, na própria assembleia geral ordinária dos acionistas (AGO -13/04/2022), após ser lida a carta do presidente e ser colocado em discussão os relatórios da empresa, o Diretor do Sindipetro-RJ e da FNP, Vinícius Camargo, interviu e expressou que a situação da empresa não estava refletida nos relatórios apresentados e relembrou os acidentes da REDUC, seja do tanque voador ou do que levou à morte do trabalhador Amorim, além dos outros vários desvios que lesam os trabalhadores e a própria empresa. Link:

Lamentavelmente, essa situação é encontrada em outros setores operacionais da Petrobrás. O Sindipetro-RJ tem denunciado de forma permanente as condições impostas em unidades que enfrentam a mesma situação da RPBC com quadro de efetivos reduzido e ausência de treinamento adequado para terceirizados como está ocorrendo, por exemplo, no TABG. Link:

Pela segurança e preservação da vida!